Hoje vamos falar um pouco sobre poemas e poesias, em especial os de Carlos Drummond de Andrade que foi um poeta, contista e cronista brasileiro, considerado por muitos o mais influente poeta brasileiro do século XX.
A poesia é um gênero literário caracterizado pela composição em versos estruturados de forma harmoniosa. É uma manifestação de beleza e estética retratada pelo poeta em forma de palavras. No sentido figurado, poesia é tudo aquilo que comove, que sensibiliza e desperta sentimentos. Já o poema é um texto escrito em versos, que são distribuídos em estrofes. Esses versos podem ser regulares, brancos ou livres. Se for composto por versos regulares, esse texto poderá apresentar diversos tipos de rimas. Também pode ser narrativo, dramático ou lírico.
Dentre os livros temos:
Antologia Poética.
Traz uma coletânea de poesias organizada, na década de 1960, pelo próprio Drummond. O livro é o espelho fiel de seu trabalho, apresentando diversos temas, os mais relevantes são:
1 – O Indivíduo: O eterno conflito entre o eu e o social; 2 – A terra natal: Itabira saudades e vivências; 3 – A família: Itabira e vivências íntimas do menino; 4 – Amigos: Homenagem aos amigos reais ou intelectuais; 5 – O choque social: A violência humana; 6 – O conhecimento amoroso: O amor altruísta (como só ele poderia existir); 7 – A própria poesia: metalinguagem; 8 – Exercícios lúdicos: A consequência do amar e desamar; 9 – Uma visão, ou tentativa de, a existência: O estar no mundo. Este são alguns das diversas poesias contidas na obra.
Nova Reunião.
Este apresenta 23 livros em um único volume. Um amplo painel da obra de Carlos Drummond de Andrade, que atravessou boa parte do século XX construindo um depoimento - lírico e político, metafísico e sensual - sobre o Brasil. Após a morte do poeta os netos Luis Mauricio e Pedro Graña Drummond complementaram a obra com trechos que complementam esta obra
Assim como outros conteúdos literários, a poesia também é uma, senão a melhor forma de se expressar através da escrita com versos que atravessam séculos e perpetuam até hoje nas mentes dos leitores.
Autor: Renato N. Jr.