Letreiro

SIGA TAMBÉM NO INSTAGRAM @BOXLITERARIA ! CONFIRA A RESENHA DA SEMANA: ANNE DE GREEN GABLES - VOL. 1!

terça-feira, 29 de setembro de 2020

Saga Percy Jackson e os Olimpianos - Volume 5 - O Último Olimpiano



Saga: Percy Jackson e os Olimpianos -  Volume 5 - O Último Olimpiano

Autor: Rick Riordan

Editora Intrínseca

Páginas: 381


Chegamos ao fim de mais um saga, desta vez a batalha final entre Percy Jackson e o Titã Cronos será decidida. Semideuses, deuses, titãs e monstros um contra o outro, uma guerra mitológica que só terminará quando o último olimpiano der seu trunfo final. Batalhas lendárias, amizades desfeitas, todo o amor e a amizade será posto à prova de nossos heróis, isso e muito mais nos espera neste último volume.


Os meios-sangues passaram o ano inteiro preparando-se para a batalha contra os titãs, e sabem que as chances de vitória são pequenas. O exército de Cronos está mais poderoso que nunca, e cada novo deus ou semideus que se une à causa confere mais força ao vingativo Senhor do Tempo.


A fim de igualar suas chances, Percy toma uma perigosa decisão e arrisca sua vida para se tornar mais forte e poder derrotar o senhor dos Titãs. Enquanto isso, Annabeth e os outros do acampamento fazem vigília em frente ao Empire State, em Nova York, enquanto Cronos se aproxima para a grande batalha aos pés do Monte Olimpo.


Um traço interessante desta saga é como ela se mantém focada em seu rumo, cada decisão tomada é em prol do desfecho do livro, os heróis ficando mais fortes, seus planos sendo executados minuciosamente para poder lutar em pé de igualdade contra seus inimigos, isso mantém o leitor introduzido a tudo que acontece como se fizesse parte da história.


Temos este sendo o livro decisivo, desmistificando tudo, tirando nossas dúvidas e revelando todos os pontos da profecia que levou toda a trama a ocorrer. Temos um grande amadurecimento dos personagens, vemos como suas decisões se tornam extremamente importantes e, apesar de serem jovens, já carregam o peso não só de um mundo adulto mas também divino já que suas ações podem ter um peso catastrófico e de proporções cósmicas.


Acabamos tendo algumas baixas devido à guerra que são lamentáveis deixando os fãs em prantos, mas também temos um novo objetivo, assim que tudo se firma temos uma nova profecia, a qual dará origem para a próxima saga continuando as aventuras de nossos amigos semideuses os colocando num perigo muito maior que Cronos e Percy Jackson terá ajuda de heróis tão exímios quanto ele, e juntos mais uma vez terão que salvar o mundo.


O desfecho é realmente muito inesperado, porém, é bem descrito tudo que levou ao fatídico fim. Particularmente esta é minha saga de livros favorita, o Tio Rick como sempre coloca muita emoção em sua escrita proporcionando risadas com as cenas que são apresentadas mas também tristeza por perder personagens tão memoráveis, a idéia é excepcionalmente incrível, criar um mundo com os mitos gregos vivendo nos tempos atuais é de fato uma obra de arte e agrega muito para a literatura, não é à toa que se tornou um best-seller. 


Eu super recomendo a leitura desta e das demais sagas do autor cheio de personagens interessantes e cativantes. Por fim deixo uma das frases de Dionísio para reflexão:


" Um gesto generoso pode ser tão poderoso quanto uma espada" Senhor D.


Autor da resenha: R.N.J.


terça-feira, 22 de setembro de 2020

Autor da Vez: Rick Riordan


•Biografia Rick Riordan


Richard Russell Riordan Junior, mais conhecido como Rick Riordan (ou nosso querido tio Rick), nasceu em 05 de julho de 1964, em San Antonio, Texas. Durante a escola, Riordan trabalhou como editor do jornal da escola, porém teve problemas por (clandestinamente) publicar um jornal que zombava da mesma. Se formou com dupla especialização em inglês e história pela Universidade do Texas, em Austin e , mais tarde, venho a lecionar as duas matérias em diversas escolas públicas e particulares de São Francisco.

 

Em 1997, Rick venho a publicar sua primeira série policial adulta entitulada "Tres Navarre" , que conta com sete livros e com o último da história lançado em 2007. Em 2003, lançou um suspense com o nome de "Cold Springs", que conta apenas com um volume. Sua obra mais conhecida, Percy Jackson e o ladrão de raios, foi publicado somente em 2005.

 

Riordan tinha o costume de contar histórias sobre a mitologia grega para seu filho mais velho Haley todas as noites, mas eventualmente, as histórias acabaram, então Haley pediu para o pai que inventasse uma história para ele e foi aí que Percy Jackson começou a ser criado.

 

Riordan sempre tenta ser muito inclusivo nas suas histórias, com vários personagens representando o público LGBTQIA+ e com sua personagem principal, que tem trastorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e dislexia. Rick tenta mostrar que tudo bem ser diferente, não tem nada de errado nisso.

 

Rick Riordan mora atualmente com sua esposa e filhos em Santo Antonio, Texas.

 

Post: Thiff


(📷: Internet)

terça-feira, 8 de setembro de 2020

Saga Percy Jackson e os Olimpianos - Volume 4 - A Batalha do Labirinto



 Saga: Percy Jackson e os Olimpianos -  Volume 4 - A Batalha do Labirinto

Autor: Rick Riordan

Editora Intrínseca

Páginas: 392


Nesse quarto volume da série, o tempo está se esgotando e a batalha entre os deuses do Olimpo e Cronos, o Senhor dos Titãs, fica cada vez mais próxima, até mesmo o Acampamento Meio-Sangue está vulnerável a medida que os exércitos do titã avançam, Percy e seus amigos partirão em mais uma missão através do Labirinto, um interminável caminho subterrâneo que se conecta a tudo e onde se escondem as mais temíveis criaturas.


Dessa vez iremos ressaltar mais alguns personagens que ainda não foram citados, entre eles Luke, filho de Hermes e executor dos planos de Cronos, o mais evidente vilão desde o princípio da série está cada vez mais poderoso, devido sua fúria para com os olimpianos se volta contra eles e neste volume usa do Labirinto de Dédalo para invadir o Acampamento.


Temos também Rachel, uma mortal que aparecera no último livro ajudando Percy e que acaba indo parar na mesma escola dele, sendo capaz de ver através da Névoa, esta que por sua vez, faz com que os mortais vejam outras coisas ao invés dos verdadeiros acontecimentos divinos, como criaturas mitológicas e tudo que elas acarretam, começa a ter um papel mais relevante para a saga tendo um futuro promissor para os próximos livros.


Após receber sua profecia, Annabeth, filha de Atena e a melhor amiga de Percy, é mandada para o Labirinto com o objetivo de convencer seu construtor a não colaborar com Luke e revelar o meio de se orientar pelo caminho. Junto de Percy, o ciclope Tyson e Grover o sátiro, que acaba indo com outra missão, encontrar o Deus perdido Pã, tem sua jornada traçada.


Basicamente toda a aventura se passa em torno do enorme labirinto, como deve ser, ele possui diversas ramificações e abriga os mais diversos tipos de criaturas mitológicas, antigos mistérios e até mesmo deuses.


Apesar do ambiente subterrâneo o autor dimensionou o labirinto até um ponto em que ele acaba parecendo tão grande que não nos sentimos sufocados enquanto lemos a obra, temos no lugar disso uma ansiedade por descobrir o que se esconde por trás de cada parede e o que se encontra depois de cada curva, a jornada toma rumos inesperados e deixa a trama muito mais interessante intricando a história do mito com a trama.


Deixo também uma ressalva quanto ao desenvolvimento e crescimento dos personagens, sentimentos adolescentes que começam a aflorar e a tornar perceptível pelas ações dos personagens, não só dos protagonistas, lembrando o leitor que além de poderosos semideuses ainda são jovens e tem que passar por toda a puberdade enquanto lutam com monstros e salvam o mundo.


Isso torna a obra mais realista e nos aproxima ainda mais dos personagens, a amizade, a paixão, as inseguranças e o desejo de se provar que nos é mostrado pelas palavras do autor torna a história mais humana, mais terrena e semelhante ao que vemos todos os dias e até mesmo o que também acabamos passando, por se tratar de um livro basicamente juvenil essas mensagens auxiliam e contribuem para o crescimento dos jovens, fazendo com que cresçam junto com nossos heróis meio-sangues.


Autor da resenha:R.N.J.

Última postagem

Saga Anne de Green Gables - Volume 1

Saga: Anne de Green Gables - Vol. 1 Autor: Lucy Maud Montgomery Editora Ciranda Cultural Páginas: 336 Anne é uma órfã que foi adotada por en...