Saga: Percy Jackson e os Olimpianos - Volume 5 - O Último Olimpiano
Autor: Rick Riordan
Editora Intrínseca
Páginas: 381
Chegamos ao fim de mais um saga, desta vez a batalha final entre Percy Jackson e o Titã Cronos será decidida. Semideuses, deuses, titãs e monstros um contra o outro, uma guerra mitológica que só terminará quando o último olimpiano der seu trunfo final. Batalhas lendárias, amizades desfeitas, todo o amor e a amizade será posto à prova de nossos heróis, isso e muito mais nos espera neste último volume.
Os meios-sangues passaram o ano inteiro preparando-se para a batalha contra os titãs, e sabem que as chances de vitória são pequenas. O exército de Cronos está mais poderoso que nunca, e cada novo deus ou semideus que se une à causa confere mais força ao vingativo Senhor do Tempo.
A fim de igualar suas chances, Percy toma uma perigosa decisão e arrisca sua vida para se tornar mais forte e poder derrotar o senhor dos Titãs. Enquanto isso, Annabeth e os outros do acampamento fazem vigília em frente ao Empire State, em Nova York, enquanto Cronos se aproxima para a grande batalha aos pés do Monte Olimpo.
Um traço interessante desta saga é como ela se mantém focada em seu rumo, cada decisão tomada é em prol do desfecho do livro, os heróis ficando mais fortes, seus planos sendo executados minuciosamente para poder lutar em pé de igualdade contra seus inimigos, isso mantém o leitor introduzido a tudo que acontece como se fizesse parte da história.
Temos este sendo o livro decisivo, desmistificando tudo, tirando nossas dúvidas e revelando todos os pontos da profecia que levou toda a trama a ocorrer. Temos um grande amadurecimento dos personagens, vemos como suas decisões se tornam extremamente importantes e, apesar de serem jovens, já carregam o peso não só de um mundo adulto mas também divino já que suas ações podem ter um peso catastrófico e de proporções cósmicas.
Acabamos tendo algumas baixas devido à guerra que são lamentáveis deixando os fãs em prantos, mas também temos um novo objetivo, assim que tudo se firma temos uma nova profecia, a qual dará origem para a próxima saga continuando as aventuras de nossos amigos semideuses os colocando num perigo muito maior que Cronos e Percy Jackson terá ajuda de heróis tão exímios quanto ele, e juntos mais uma vez terão que salvar o mundo.
O desfecho é realmente muito inesperado, porém, é bem descrito tudo que levou ao fatídico fim. Particularmente esta é minha saga de livros favorita, o Tio Rick como sempre coloca muita emoção em sua escrita proporcionando risadas com as cenas que são apresentadas mas também tristeza por perder personagens tão memoráveis, a idéia é excepcionalmente incrível, criar um mundo com os mitos gregos vivendo nos tempos atuais é de fato uma obra de arte e agrega muito para a literatura, não é à toa que se tornou um best-seller.
Eu super recomendo a leitura desta e das demais sagas do autor cheio de personagens interessantes e cativantes. Por fim deixo uma das frases de Dionísio para reflexão:
" Um gesto generoso pode ser tão poderoso quanto uma espada" Senhor D.
Autor da resenha: R.N.J.