Livro: As Coisas que você só vê quando desacelera: Como manter a calma em um mundo frenético
Autor: Haemin Sunim
Editora Sextante
Páginas: 256
Escrito pelo mestre zen-budista Haemin Sunim, este é um dos livros para quem deseja tranquilizar os pensamentos e cultivar a calma e a autocompaixão. Nele descobrimos como o mundo em que vivemos é um reflexo da nossa mente e quando se está cheio de pensamentos negativos o mundo se torna sombrio, mas, quando mantemos a calma o mundo nos acompanha e podemos seguir em frente.
O autor nos aborda diversos temas importantes como manter a calma quando alguém te faz mal e, antes de reagir de forma precipitada, buscar entender os motivos que levaram aquela pessoa a agir assim, o autor diz que somos nossos próprios mestres e como mestres temos a possibilidade de guiar pessoas e esclarecer diversos problemas e exageros que acabamos cometendo no nosso dia a dia. Outros exemplos abordados são como você deve controlar seu entusiasmo e como lidar com o perdão que para muitos é extremamente difícil de aceitar.
De forma leve e até descontraída, com ilustrações muito bem desenhadas e feito de um material de ótima qualidade, o livro tem um jeito sincero e claro de mostrar sua verdadeira intenção, que é mostrar como nos comportamos e como nossos sentimentos são poderosos e que devem ser compreendidos para que tenham seu uso bem aplicado e como nossas mentes são responsáveis por tudo, e que somente através da calma e da reflexão conseguimos progredir.
O livro nos mostra que a forma ideal de lidar com os sentimos é através de uma dupla visão dos acontecimentos, dizendo que enquanto sentimos um determinado sentimento, seja ele raiva, tristeza, alegria, medo, devemos também tentar enxergar o porquê de estarmos nos sentindo assim e com isso compreender o motivo de tal ocorrido e aprender algo com ele, pois, é justamente através das experiências que temos, sejam positivas ou negativas, e do porque de estarmos nos sentindo assim, que faz com que possamos evoluir e seguir em frente independente de qualquer coisa.
Autor da resenha: Renato N. Jr.