Livro: O Cortiço
Autor: Aluísio Azevedo
Editora Ciranda Cultural
Páginas:320
O Cortiço conta a história de João Romão rumo ao enriquecimento, ele é o dono do cortiço, da taverna e da pedreira e vemos como a busca por acumular capital o torna um capitalista explorador.
A ambientação é em torno do próprio cortiço, um local humilde que serve de habitação para a população pobre. Os inquilinos são pouco explorados e vemos como devido à condição em que vivem mostram pouca ambição, principalmente se comparado a João, contudo temos personagens bem caracterizados.
João rivaliza com Miranda, um comerciante burguês que vive próximo do cortiço e que frequenta uma casta alta à qual João tanto almeja e que não mede esforços para atingir.
Vemos como a busca por poder desenfreado causa uma mudança severa na vida das pessoas próximas a João e também aos seus inquilinos do cortiço, paixão e morte comovem a obra e ela nos mostra como a busca de capital desonesto afeta negativamente todos a sua volta, principalmente as pessoas de baixa renda, uma notável indireta para a burguesia que ascendeu a posição da mesma forma.
Autor da resenha: Renato N. Jr.
Nenhum comentário:
Postar um comentário