Letreiro

SIGA TAMBÉM NO INSTAGRAM @BOXLITERARIA ! CONFIRA A RESENHA DA SEMANA: ANNE DE GREEN GABLES - VOL. 1!

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Resenha A 8ª Série C

 


Livro: A 8ª Série C

Autor: Odette de Barros Mott

Editora Atual

Páginas: 152


Júlio e Gabriela, vivem uma crise de consciência por terem mentido para seus pais. Márcia pertence a uma família mais pobre que a de seus amigos, mas convive bem com isso e, juntamente com João Paulo, o Jopa, é a conselheira da turma. Enquanto isso, Mariela vive a emoção da primeira paixão. Todos eles possuem algo em comum: são adolescentes e estudam na 8ª. série C.


Toda a trama se passa em volta do ambiente escolar, temos diversas personalidades envolvidas, o cara forte do grupo, o certinho, as amigas populares, mas algo em comum é o distanciamento entre pais e filhos e a falta de diálogo. Os jovens têm medo de compartilhar seus problemas com os pais, considerando-os pessoas muito diferentes deles e incapazes de compreender os desafios, os anseios e as descobertas da juventude. Graças a isso nossos protagonistas se envolvem em grandes problemas que um adolescente acaba tendo que enfrentar sem necessidade e devido a uma falta de informações e por não saberem se expressar. 


A autora sempre abordou temas infanto-juvenis e a busca pelo conhecimento interior dos adolescentes, a integração com o mundo de uma forma melhor que eles possam compreender, assim como é nesta obra, temos um enredo simples e com muitos diálogos, algo comum e proveniente do público alvo de leitores que é dirigido este tipo de livro, inclusive confeço que a primeira vez que li eu mesmo estava na 8ª série, convenientemente a turma C.


Uma obra simples que não desenvolve muito os personagens e sim desenrola a mensagem que quer passar através dos dilemas/aventuras vividas por eles. O livro aborda os vários tipos de grupos de adolescentes e sua influência sobre os jovens, o relacionamento entre pais e filhos na adolescência, como os jovens se comportam independente da época e sempre cometendo os mesmos erros e tendo as mesmas personalidades independente de quando você lê o livro acaba se identificando com alguém, o primeiro amor e o despertar da sexualidade e o anseio pelo paixão juvenil. Um livro interessante e bem desenvolvido para o público infanto-juvenil.


Autor da resenha: R.N.J.

(Imagem internet site Amazon )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Última postagem

Saga Anne de Green Gables - Volume 1

Saga: Anne de Green Gables - Vol. 1 Autor: Lucy Maud Montgomery Editora Ciranda Cultural Páginas: 336 Anne é uma órfã que foi adotada por en...