Autor: Filippe Maffra
Editora Previna
Páginas:143
No primeiro dia de aula numa escola nova, Junior, conhecido como Passarinho, conhece seus novos colegas e logo entra num grupinho de alunos com quem tem mais afinidade, mas, o grupo de fato que ele queria ter entrado era o grupo de descolados o qual Dorival fazia parte, um grupo que chamava a atenção das garotas e promoviam festas e, além disso, compartilhavam de um segredo o qual só comentavam sobre ele através de códigos. Dorival acaba convidando Passarinho e seus amigos para uma de suas festa e acaba os envolvendo no mundo das drogas, dizendo que o uso delas era a melhor sensação possível, mas isso levou nosso protagonista a dependência a qual mudaria completamente sua vida.
A trama se passa em Curitiba, mas não é muita retratada já que o intuito é mostrar a decadência que o uso de drogas faz com as pessoas. Para estar envolvido no grupo de Dorival e sustentar seu vício, Passarinho acaba tendo que roubar, mentir, inclusive tem seu rendimento na escola e em trabalhos muito reduzido e até chega a ser preso.
Tendo todo o foco da obra em Passarinho, vemos nele todas as fazes que um dependente químico tem devido ao consumo excessivo e recorrente de entorpecentes.
Uma obra baseada em fatos reais que engloba todo um cenário possível da realidade e que sabemos que eventualmente e infelizmente acaba ocorrendo, o jovem que para se enturmar e estar em evidência no seu ciclo social, acaba indo parar no mundo das drogas por acreditar que somente usando este veneno fará parte do grupo social que tanto almeja.
A questão que o livro passa é que, apesar da euforia momentânea o vício aumenta cada vez que se usa e os males que vêm após um tempo de consumo são desastrosos tanto na saúde mental quanto física e aos poucos destroem a pessoa por completo, isso tudo conseguimos ver através do protagonista que vivência toda sua decadência até o estágio final, o que poderia tê-lo levado a morte se não tivesse no fim mudado o rumo e ter buscado redenção e tratamento.
Nitidamente um livro voltado para prevenção as drogas, dirigido principalmente para o público infanto-juvenil e mostrando como más influências e drogas não combinam e como isso pode destruir uma pessoa, o livro foi criado nesse intuito, algo que tanto o autor quanto a editora lançaram para combater e orientar os leitores jovens das consequências que o uso de drogas pode trazer.
Autor da resenha: R.N.J.
Nenhum comentário:
Postar um comentário