Livro: Pavilhão 9: Paixão e Morte no Carandiru
Autor: Hosmany Ramos
Editora Geração Editorial
Páginas:280
Neste livro de contos e relatos temos os mais polêmicos personagens com histórias de vida marcantes e relatos de atrocidades e crimes cometidos dentro da Casa de Detenção, Complexo do Carandiru em São Paulo, mais especificamente o Pavilhão 9 onde ocorreu o famoso massacre de 111 detentos em 1992, com tantos relatos não se sabe onde começa a ficção e termina a realidade.
A obra é dividida em capítulos, cada um com uma história diferente, sendo todos eles casos criminosos de detentos do Pavilhão 9. As histórias abordam todo tipo de crime, tortura, abuso sexual, assaltos e assassinatos.
O fato interessante é tentar descobrir se os relatos são verídicos ou ficcionais, mas, em todo caso, é inegável o fato de serem no mínimo curiosas, o jeito como o autor nos coloca no lugar do personagem no intuito de descobrir suas ambições e motivos de cometer tal ato é bem diferente de um livro com tema policial ou terror.
É um livro com um conteúdo pesado, para mim me interessa mais entender as emoções que os detentos transmitem ao narrar suas histórias do que o crime em si, que claramente é deplorável, uma obra de fácil leitura, mas que, precisa ter um estomago forte para digerir todo seu conteúdo.
Autor da resenha: Renato N. Jr.