Letreiro

SIGA TAMBÉM NO INSTAGRAM @BOXLITERARIA ! CONFIRA A RESENHA DA SEMANA: ANNE DE GREEN GABLES - VOL. 1!

terça-feira, 13 de abril de 2021

Resenha Eles não usam Black-Tie



Livro: Eles não usam Black-Tie

Autor: Gianfrancesco Guarnieri

Editora Civilização Brasileira

Páginas: 112


Eles não usam black-tie é um texto político e social com personagens marcantes e populares como Terezinha e Jesuíno que nos revelam um mundo alegre, descontraído e aparentemente feliz e, por outro lado, apresenta-se forte e densa revelando de maneira real os conflitos que atormentam personagens como Otávio e seu filho Tião. A obra ficou mais conhecida no teatro, porém, o livro também é uma produção sistemática e crítica de textos dispostos a representar as classes subalternas, com ênfase para a representação do proletariado da civilização brasileira.


A obra situa-se numa favela nos anos 50 e diferente de grandes obras em que se espera ter personagens ricos e nobres temos com protagonistas operários e moradores do morro.


A história é um choque entre pai e filho com posições ideológicas e morais completamente opostas e divergentes, o pai Otávio é um operário de carreira, idealista e cheio de convicção que batalhou muito pela sua posição e reconhecimento entre seus companheiros e sendo fortemente à favor do movimento grevista. Já Tião, que foi criado longe do morro, na cidade com os padrinhos sem conviver no mundo de luta e reivindicação da classe operária, não aderi à greve, devido achar que a mesma é utópica e inglória, ele se opõem ao pai enquanto tem que se preocupar com Maria com quem pretende se casar e que espera um filho seu.


A obra em si é curta mais bem trabalhada, explana bem os acontecimentos e mostra a realidade do povo negro que vivia nos morros e buscava seu lugar de direito na indústria e na sociedade, enquanto isso, uma nova leva de cidadãos que vive fora dessa realidade e não tem ciência do que está ocorrendo com essa classe trabalhadora, luta contra o regime.


Não só de política que se trata o livro, também mostra a vida das pessoas nas favelas em sua simplicidade, seu convívio e seus amores, uma obra reconhecida no teatro e que, em formato de livro é muito utilizada em estudos de caso em escolas, não deixando de ser uma obra bem feita e cativante para os demais leitores.


Autor da resenha: Renato N. Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Última postagem

Saga Anne de Green Gables - Volume 1

Saga: Anne de Green Gables - Vol. 1 Autor: Lucy Maud Montgomery Editora Ciranda Cultural Páginas: 336 Anne é uma órfã que foi adotada por en...