Livro: Fahrenheit 451
Autor: Ray Bradbury
Editora Biblioteca Azul
Páginas: 216
O livro conta a história do bombeiro Guy Montag, que no início tem prazer em sua profissão, cuja função nessa sociedade , ao invés de apagar incêndios, é queimar livros e tudo que diz respeito à leitura. Quando Montag conhece sua nova vizinha Clarisse McClellan, uma menina de dezesseis anos que reflete sobre o mundo à sua volta e que o instiga a fazer o mesmo, ele percebe o quanto tem sido infeliz no seu relacionamento com a esposa, Mildred. Ele passa a se sentir incomodado com sua profissão e descontente com a autoridade e com os cidadãos. A partir daí, o protagonista tenta mudar a sociedade e encontrar sua felicidade.
A obra de Bradbury descreve um governo totalitário, num futuro incerto, mas próximo, que proíbe qualquer livro ou tipo de leitura, prevendo que o povo possa ficar instruído e se rebelar contra o estado. Tudo é controlado e as pessoas só têm conhecimento dos fatos por aparelhos de TVs instaladas em suas casas ou em praças ao ar livre.
Um mundo utópico, mas semelhante ao nosso, em que as pessoas têm uma certa lavagem cerebral feita pelo governo para que elas não pensem por si mesmas e deixem que o governo resolva tudo da forma como desejar. Tudo é feito para contribuir para que as pessoas se desliguem da realidade, as tvs nas casas tem o tamanho de uma parede e nelas são transmitidas imagens de famílias as quais são programadas para interagir de forma genérica com as pessoas para que elas acreditem que realmente fazem parte desta família televisionada, os carros correm em velocidades altíssimas para que não dê tempo de se olhar a paisagem ou o que está acontecendo do lado de fora.
O livro mostra como a ignorância e a falta de conhecimento nos faz ser pessoas vazias que não se importam com nada em especial e que vivem suas vidas de modo robótico e somente através do conhecimento presente nos livros e o convívio com pessoas com a mente aberta, as quais conseguem expressar suas opiniões e lutam pelos seus ideais é que realmente fazem a diferença no mundo e quebram o regime autoritário e repressor de um governo, somente quando estamos cientes do que fazemos e buscamos nossos objetivos é que realmente conseguimos ser felizes e é exatamente essa ideia que o livro passa através do protagonista que achava ter uma vida perfeita até abrir os olhos para a realidade manipuladora que estava vivendo. Um ótimo livro que nos faz pensar sobre como vivemos e como lidamos com as adversidades postas pelo governo.
Autor da resenha: Renato N. Jr.
Nenhum comentário:
Postar um comentário