*Mês Macabro #1*
Livro: O Gato Preto
Autor: Edgar Allan Poe
Editora Pandorga
Páginas: 24
Nesta intrigante e sombria história narrada em primeira pessoa nos é apresentado um personagem que desde criança teve grande afeição aos animais, mas todo o terror começa a se infundir anos depois em sua fase adulta quando um gato preto chamado Pluto aparece em sua vida e desperta toda a crueldade que se mantinha adormecida em sua mente.
O protagonista mostra ter vários animais em casa, mas sem dúvida nenhum é tão próximo dele quanto Pluto, com o passar do tempo seu caráter vai mudando e devido ao vício em bebidas acaba se tornando um homem com comportamento extremamente violento e apresenta até um lado sádico.
Devido ao seu vício em bebida acaba afastando-se cada vez mais do homem amante de animais que foi um dia e acaba nutrindo um grande ódio pelos seus animais e principalmente ao Pluto, sua esposa não demonstra nenhum comportamento diferente desde o começo, mas acaba percebendo como seu marido se tornou um ser taciturno e sombrio.
Tomado por ódio num gesto brutal e violento ele acaba matando seu gato, o assassinato o enche de culpa e tomado de remorso volta a beber num bar até que acaba encontrando outro gato preto muito semelhante ao que havia matado e o leva para casa na tentativa de se redimir, no entanto, algo perturbador acontece afundando nosso protagonista em desespero e o deixando preso num problema sombrio para resolver.
Um clássico do gênero terror que transcende o tempo, característico de Edgar seus protagonistas nunca são apresentados e suas histórias sempre são narradas em primeira pessoa, o ambiente onde tudo acontece tem poucos detalhes focando mais em como os personagens reagem aos acontecimentos sombrios e a seus demônios interiores, inclusive nosso protagonista que representa como as pessoas podem mudar com o tempo e como os reagentes da vida mudam a mente, quase como uma doença que ao ser nutrida acaba transformando seu usuário em um monstro capaz de destruir tudo que ama.
O livro representa um pouco de misticismo em torno do gato preto, a questão de que o mesmo transita entre o nosso mundo e o espiritual, o azar que ele transmite e até o fato dele ter 7 vidas. Uma história de terror que demonstra a brutalidade e a crueldade de uma mente entregue ao vício e como uma boa pessoa pode se tornar um assassino cruel.
Autor da resenha: R.N.J.
Nenhum comentário:
Postar um comentário