ESPECIAL MAGIA E BRUXARIA
•Biografia J. K. Rowling
Joanne Rowling, popularmente conhecida como J.K. Rowling, nasceu em 31 de julho de 1965, em Yate, na Inglaterra. Quando jovem, Rowling cursou língua e literatura francesa na Universidade de Exeter.
Em 1990, a escritora mudou-se para Portugal, onde passou a dar aulas de inglês e onde conheceu o jornalista Jorge Arantes, que venho a se tornar seu marido e com quem teve sua primeira filha. Após se divorciar do jornalista, Rowling se mudou para Edinburgh com sua filha e começou a escrever um livro do qual teve a ideia em uma viagem de trem de Manchester a Londres.
J.K. escolheu seu nome artístico como uma junção de seu nome e o nome de sua vó, Kathleen, a qual amava muito, dando assim a sigla 'j.k.' . Depois de muitas rejeições, Rowling finalmente vendeu "Harry Potter e a pedra filosofal" pelo equivalente a 4 mil dólares.
Em 2000, após o lançamento dos três primeiros volumes, o sucesso foi só aumentando. O sexto livro da saga, "Harry Potter e o enigma do príncipe", vendeu 6,9 milhões de cópias nos EUA apenas nas primeiras 24 horas, e o sétimo volume, "Harry Potter e as relíquias da morte", foi o livro a ter mais pré-encomendas na Barnes and Noble, Border e Amazon.
Em novembro de 2001, foi lançada a versão cinematográfica do primeiro livro, que foi um sucesso de bilheteria, sendo estreado em 8.200 salas e arrecadando um valor estimado a 93,5 milhões de dólares.
Apesar do fim da saga, Rowling continua lançando novas histórias dentro do universo da feitiçaria, como os filmes "Animais fantásticos e onde habitam" e algumas histórias postadas de forma gratuita no site 'Pottermore'.
Em 2020, J.K. Rowling falou em seu twitter sobre uma matéria que continha o título “Pessoas que menstruam”, ela criticou o fato do título falar pessoas e não mulheres. O problema desta infeliz fala, é que exclui pessoas que não se identificam com o gênero feminino e mesmo assim menstruam. Nós da box literária, não concordamos com a fala da autora, nunca vamos compactuar com a transfobia e nenhum outro tipo de preconceito.
Post: Thiff
(Imagem: Pinterest)
Nenhum comentário:
Postar um comentário