*Resenha Especial - Segunda-feira*
Livro: As Crônicas de Nárnia - Volume 2 - O Leão, a feiticeira e o guarda-roupa
Autor: C. S. Lewis
Editora WMF Martins Fontes
Páginas: 184
O segundo e um dos mais famosos livros das crônicas de Nárnia, este volume 2 acontece vários anos depois da primeira aventura, nele conhecemos os irmãos Pevensie, Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia que acabam indo parar em Nárnia quando ela estava imersa num inverno terrível que já durara 100 anos graças a Feiticeira Branca.
Devido a bombardeios que estão acontecendo em Londres devido a Segunda Guerra Mundial nossos heróis acabam tendo que fugir do conflito e nisso acabam indo morar numa casa de campo onde mora um professor chamado Digory que curiosamente tem um guarda-roupa que liga nosso mundo ao mundo de Nárnia.
Chegando a Nárnia as crianças acabam descobrindo que a feiticeira Jadis comanda e oprime seus cidadãos a viverem num terrível inferno gelado que é a atual Nárnia, além disso, acabam sabendo de uma profecia que dizia que quando dois filhos de Adão e duas filhas de Eva aparecessem e se tornassem reis de Nárnia no castelo de Cair Paravel, com a ajuda do leão Aslam, o reinado da feiticeira à de acabar.
Diferentemente do volume 1 vemos que Nárnia está muito diferente desde quando foi criada, devido a feiticeira vários narnianos se tornaram maléficos, criaturas mágicas e animais falantes corrompidos devido ao poder de Jadis, notamos como ela é cruel e passa por cima de quem quer que seja para conseguir seus objetivos ludibriando as mentes inocentes dos narnianos.
Graças as crianças e Aslam ela vê seu poder enfraquecido e vemos como Aslam tem imenso poder e influência em seu mundo, mais uma vez a história tem uma proposta as referências bíblicas, a eterna luta entre o bem e o mal, Deus e o diabo, inclusive temos uma cena muito marcante simbolizando o sacrifício em nome do perdão de um pecador.
Digo que não é necessário ter muito conhecimento bíblico para entender a trama e nota-se claramente que há sempre uma história por trás da história, vemos com o desenrolar da leitura que a influência das crianças tem um peso grande nas vidas dos habitantes, cada um com um ideal diferente do outro, quatro comandantes simbolizando perspectivas distintas, mas, juntas tem o poder monárquico necessário para um reinado pacífico e duradouro.
Neste livro temos uma experiência maior em Nárnia, conhecendo suas terras e seus habitantes, diversas criaturas mágicas e até mitológicas como sátiros e centauros, árvores falantes e espíritos da natureza, neste volume que tem um dos maiores embates de nossos heróis em uma guerra do bem contra o mal para obter a liberdade de Nárnia, sem dúvida temos uma grande aventura nos esperando nesta segunda crônica.
Autor da resenha: R.N.J.
Dica*
Na cinematografia este é o primeiro filme da série, que estreou em 2005 com o mesmo título do livro ganhando vários prêmios e sendo até hoje conhecido como uma magnífica obra de fantasia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário