Letreiro

SIGA TAMBÉM NO INSTAGRAM @BOXLITERARIA ! CONFIRA A RESENHA DA SEMANA: ANNE DE GREEN GABLES - VOL. 1!

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Resenha Especial As Crônicas de Nárnia - Volume 4 - Príncipe Caspian




*Resenha Especial - Quarta-feira*
Livro: As Crônicas de Nárnia - Volume 4 - Príncipe Caspian
Autor: C. S. Lewis
Editora WMF Martins Fontes
Páginas: 215

No quarto volume das crônicas de Nárnia nos é apresentado mais um filho de Adão, Caspian é o príncipe herdeiro legítimo do trono de Nárnia sobrinho do tirano, usurpador e falso rei Miraz, um rei telmarino. Devido a diversas guerras civis entre os telmarinos, de Telmar, que descendem de piratas da Terra que vieram parar em Nárnia através de uma passagem mágica, e os narnianos, toda a paz de Nárnia foi corrompida e seus antigos habitantes foram quase totalmente aniquilados e subjulgados.

Sabendo da traição de Miraz por ter usurpado o trono de seu pai, Caspian foge e encontra alguns narnianos sobreviventes e usando da trompa mágica de antiga rainha Susana, a qual tem o poder de chamar por auxílio, chama os antigos reis e rainhas de Nárnia, os irmãos Pevensie, para juntos conquistarem a liberdade dos narnianos remanescentes e restituir seu lugar no trono como legítimo rei.

Mais uma região nos é mostrado nesse livro, ou pelo menos seu povo, Telmar é uma região próxima da Calormânia, depois de um dos descendentes de Caspian que foi a Nárnia, assim que o reinado do Grande rei Pedro já havia terminado, acabou conquistando esta terra que não tinha como se defender devido não haver mais reis para comandá-la, assim, os telmarinos foram infundidos como o novo povo narniano enquanto as criaturas mágicas, espíritos e animais falantes foram sumindo pouco a pouco até quase não restar mais o antigo povo de Aslam.

Vemos que o povo telmarino descrimina e tem medo dos narnianos fazendo com que suas fronteiras tornassem cada vez mais fortificadas impedindo que ambos os povos tenham qualquer tipo de contato, devido a antigas lendas de que o grande leão Aslam filho do Imperador Além-Mar surgira do País de Aslam que fica Além-Mar, os telmarinos sempre foram avessos ao mar temendo que o leão dali poderia retornar.

Devido a todo seu medo todos os narnianos foram caçados, mortos e aprisionados, Caspian que nunca concordará com as ações de seu tio, ao descobrir da traição do tio para com seu pai, vai atrás dos narnianos e lutam contra Miraz e seu reino telmarino.

Além dos habituais narnianos vemos que existem seres ainda mais poderosos guiados por Aslam, como é mostrado no livro, as árvores podem andar e os espíritos do rio podem se levantar além de deuses e criaturas mitológicas como Baco e Sileno. Este livro é repleto de aventuras e apresenta novos personagens como o destemido e honrado rato Ripchip o leal anão Trumpkin e o texugo Caça-Trufas.

Tudo se passa vários anos depois que os irmãos Pevensie deixaram Nárnia, o tempo na Terra é divergente ao de Nárnia, ainda assim, vemos que o ambiente magnífico, apesar de um pouco decadente devido às guerras que ocorreram, continua de certa forma próspero, o real problema são os habitantes.

Cheio de novas aventuras e tendo que lidar com um tema político interno e guerras civis este é na minha opinião a melhor história das crônicas por se infundir verdadeiramente aos problemas de uma Nárnia sem um governante digno e sublime.

Temos uma boa dose de nostalgia ao rever Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia, que juntos de Caspian tem suas aventuras em nome do divino leão Aslam, o qual nos conta que tem interferência até mesmo na Terra, mas, em uma forma diferente a qual eles teriam que aprender a reconhecer, tipo como se estivesse remetendo a ideia de que Deus nos é apresentado de formas diferentes, e nota-se que o leão usa dos filhos de Adão para seus propósitos e estes tendo cumprido sua missão sempre acabam retornando ao seu verdadeiro mundo.

Um dos livros mais complexos em informação, devido ter novos personagens, uma política e cultura diferentes e todos os seres fantásticos que são apresentados, alguns importantes para a continuação dos demais livros da série, o Príncipe Caspian é o livro que mais nos infunde no dia a dia dos narnianos, seus temores e inseguranças pelos humanos, suas casas e esconderijos demonstrando como são de uma pureza selvagem e ancestral e como depositam sua fé nas mãos, ou nesse caso patas, de Aslam.

Autor da resenha: R.N.J.

Dica*

O segundo filme lançado das crônicas de Nárnia é baseado razoavelmente no livro, mas com pouco aprofundamento deixando algumas pontas soltas, lançado em 2008 da sequência a trilogia de filmes lançados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Última postagem

Saga Anne de Green Gables - Volume 1

Saga: Anne de Green Gables - Vol. 1 Autor: Lucy Maud Montgomery Editora Ciranda Cultural Páginas: 336 Anne é uma órfã que foi adotada por en...