*Resenha Especial - Quinta-feira*
Livro: As Crônicas de Nárnia - Volume 5 - A Viagem do Peregrino da Alvorada
Autor: C. S. Lewis
Editora WMF Martins Fontes
Páginas: 232
O quinto volume traz de volta a Nárnia os Pevensie Edmundo e Lucia junto do azucrinante e incômodo primo Eustáquio, eles viajam a bordo do imponente navio Peregrino da Alvorada do atual rei de Nárnia Caspian. Junto de sua tripulação e do honrado rato narniano RipChip eles navegam rumo as Ilhas Solitárias em busca dos sete fidalgos, amigos desaparecidos de Caspian, em sua aventura encontram dragões, serpentes marinhas, criaturas invisíveis e vários outros perigosos tudo para encontrar os fidalgos e ajudar na missão de RipChip em encontrar o país do grande leão Aslam que fica Além-Mar.
Basicamente, toda a história acontece em torno do mar, o Peregrino atravessa o oceano e no caminho encontra diversas ilhas cada uma com um perigo eminente mostrando que desbravar até mesmo os mares de Nárnia pode acabar sendo uma perigosa jornada.
A viagem acontece pouco tempo depois do último livro e neste já vemos que com Caspian no poder os telmarinos e narnianos voltam a viver em harmônia, tanto a ponto dele ter esta liberdade em fazer esta busca pelos amigos lordes de sua realeza.
Pela primeira vez conhecemos o primo de Lucia e Edmundo que acaba vindo parar em Nárnia contra sua vontade e que por um bom tempo acaba sendo apenas um fardo para a tripulação, mas sem dúvida ele tem um papel significativo na sequência das Crônicas de Nárnia.
Devido a aventura ter grande relação com o ambiente marítimo e naval temos muitos detalhes quanto a imersão dos sentidos, nos é dito sobre a brisa das mares, o cheiro das ondas e até mesmo a movimentação da nau, vemos como cada flora e fauna das ilhas visitadas são diferentes e nos é remetido a sensação de liberdade a qual sempre se tem quando uma narração nos faz acompanhar uma determinada jornada itinerante.
Sempre fui muito fã do mar e tudo que diz respeito a ele, uma viagem fantasiosa pelos mares de Nárnia sem dúvida é uma viagem de peregrinação através da alvorada do mundo narniano e juntos de nossos heróis temos mais uma aventura, esta que iria dar o título ao qual Caspian sempre será lembrado dentre suas gerações futuras e que marcaria as crônicas como sendo a maior viagem naval da história de Nárnia.
Autor da resenha: R.N.J.
Dica*
Finalizando a trilogia de filmes, As Crônicas de Nárnia - A Viagem do Peregrino da Alvorada de 2010 é a representação baseada no livro, vemos uma história chegando ao fim, até o momento não foi divulgado se será dado continuação a aventura, entretanto sempre poderemos ter todo conteúdo através dos livros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário