Letreiro

SIGA TAMBÉM NO INSTAGRAM @BOXLITERARIA ! CONFIRA A RESENHA DA SEMANA: ANNE DE GREEN GABLES - VOL. 1!

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Resenha Memórias Inventadas - As Infâncias de Manoel de Barros



Livro: Memórias Inventadas - As Infâncias de Manoel de Barros

Autor: Manoel de Barros

Editora Planeta

Páginas: 112


Este livro cheio de poemas em prosa conta pequenas histórias sobre a vida de Manoel de Barros, memórias inventadas durante três fases da vida do autor de forma poética e ética.


Na obra temos diversas histórias contadas através dos olhos do autor em sua infância, mais precisamente, os olhos da mente, sua imaginação usada como maior ferramenta de suas obras e seu transporte para viajar pelo mundo, vemos em suas memórias como a imaginação fértil do autor colore sua vida.


O design, a capa e as iluminuras do interior do livro foram feitas pela filha do autor, Martha Barros e demonstram com detalhes como as palavras do autor transmitem amor pelo trabalho e o cuidado em publicar algo com qualidade.


A linguagem paradoxalmente do livro é revestida de extrema simplicidade, contando sobre sua vida separando-a em três infâncias, pois, segundo o autor, a memória do poeta teria que ser sempre escrita de uma infância, imaginária, porém, enraizada na experiência vivida em seu manancial de inspiração e trabalho.


Autor da resenha: Renato N. Jr.

terça-feira, 23 de novembro de 2021

Resenha A Metamorfose



Livro: A Metamorfose

Autor: Franz Kafka

Editora Companhia das Letras

Páginas:104


Metamorfose é uma das histórias mais conhecidas de Franz Kafka, feita pelo escritor em apenas 20 dias. A história conta sobre um jovem chamado Gregor Samsa e como a vida de sua família muda completamente após Gregor sofrer uma metamorfose durante a noite e ter se transformado em um enorme inseto.


Gregor é o único que trabalha e traz o sustento para sua família, em um belo dia ele acorda em um novo corpo monstruoso, ainda tentando se acostumar e entender o porquê do ocorrido, ele acaba se atrasando para o serviço, seu chefe vem pessoalmente visitá-lo e sua família preocupada o acompanha, ao se deparar com a criatura todos se assustam e suas tentativas de conversar assustam tanto os pais como seu chefe e mesmo assim ele precisa sair do quarto e trabalhar.


Temos uma perspectiva do acontecimento inteiramente pelos olhos do protagonista, a descrição dos fatos é muito específica e com o tempo nota-se qual inseto ele se transformou, o horror vivido por Gregor nos é transmitido inteiramente, acordar com seis pernas, não conseguir andar direito e muito menos falar já seria horrível o bastante, mas para ele, o pior é ver sua família caindo em decadência financeira, sendo o único capaz de sustentar a família se sente obrigado, mesmo que transformado a trabalhar e assim vemos como a metamorfose se espalha por toda a casa.


A obra tem duas premissas, primeiro “O que acontece à família quando o único capaz de sustentá-la sofre uma tragédia?” nos mostrando toda a loucura e condenação da família, e segundo o reflexo da intolerância à quebra de padrões, quando um membro chave de nossa família acaba se ausentando, seja por saúde, preferência ou mesmo desemprego, vemos como uma família pode se desestruturar inteiramente, quando o pilar central sofre uma grande mudança, tudo tende a se desmoronar caso não consigam se adaptar e é isso que o livro nos mostra em sua conclusão que revela as faces das pessoas após presenciar a metamorfose.


Autor da resenha: Renato N. Jr.


sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Saga Princesa das Cinzas - Volume 1 - Princesa das Cinzas



Saga: Princesa das Cinzas - Volume 1 - Princesa das Cinzas

Autor: Laura Sebastian

Editora: Arqueiro

Páginas: 352


Theodosia é filha da Rainha do Fogo e princesa de Astrea, um reino que foi tomado por um povo inimigo, que assassinou sua mãe em sua frente com apenas 6 anos. Depois de 10 anos vivendo como prisioneira em seu próprio reino agora praticamente destruído, onde passa por inumeras humilhações e torturas tanto psicológicas quanto físicas, e vendo seu povo morrendo cada dia mais sem poder fazer nada. Theodosia perdeu até mesmo seu nome, e agora a chamam de "Thora", e passa a ser também conhecida como Princesa das Cinzas. 


Finalmente aos seus 16 anos ela decide ressurgir das cinzas e vingar sua mãe e tomar seu reino de volta mostrando a todos que ela ainda é a herdeira da Rainha do Fogo.


A história mostra o crescimento e amadurecimento dela e seu ponto de vista sobre tudo que está acontecendo ao longo dos anos tendo sempre que abaixar a cabeça para todos, mas que também acaba conseguindo aliados inesperados para ajuda-lá.


Ela irá ter que passar por diversas situações perigosas e complicadas, e terá que fazer muitos sacrifícios ao longo do caminho, mas sempre se mantendo firme e forte até o fim. Mas será que no fim ela vai conseguir sua tão esperada vingança?


Autor da resenha: Isis @isabelicristin.a

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Resenha O Cortiço



Livro: O Cortiço

Autor: Aluísio Azevedo

Editora Ciranda Cultural

Páginas:320


O Cortiço conta a história de João Romão rumo ao enriquecimento, ele é o dono do cortiço, da taverna e da pedreira e vemos como a busca por acumular capital o torna um capitalista explorador.


A ambientação é em torno do próprio cortiço, um local humilde que serve de habitação para a população pobre. Os inquilinos são pouco explorados e vemos como devido à condição em que vivem mostram pouca ambição, principalmente se comparado a João, contudo temos personagens bem caracterizados.


João rivaliza com Miranda, um comerciante burguês que vive próximo do cortiço e que frequenta uma casta alta à qual João tanto almeja e que não mede esforços para atingir.


Vemos como a busca por poder desenfreado causa uma mudança severa na vida das pessoas próximas a João e também aos seus inquilinos do cortiço, paixão e morte comovem a obra e ela nos mostra como a busca de capital desonesto afeta negativamente todos a sua volta, principalmente as pessoas de baixa renda, uma notável indireta para a burguesia que ascendeu a posição da mesma forma.


Autor da resenha: Renato N. Jr.

quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Mangá Omega Complex



Mangá: Omega Complex

Autor:Izu, Shonen

Editora Astral Comics

Volumes: 3


A obra apresenta uma história de ficção científica no contexto pós-guerra nuclear. A trama mostra os efeitos radioativos na população e os desdobramentos de uma droga oferecida pelo governo. As reações adversas fogem ao controle, causando mutações genéticas imprevisíveis, capazes de criar novos humanos mais poderosos e perigosos.


Kama Manhattan é um caçador de recompensa que recebe a missão de capturar Ananke, uma terrorista que roubou uma bomba do governo. depois de meio mundo destruído pelas armas nucleares, os afetados pela radiação devem tomar um remédio chamado G.H.O.S.T, que pode causar efeitos colaterais, transformando os usuários em monstros incontroláveis. E assim começa uma grande conspiração envolvendo super seres e o governo.


O mangá é de origem francesa e do gênero seinen, que é um tipo de anime ou mangá direcionado ao público masculino adulto. Que traz histórias com personagens mais maduros e complexos, semelhante a Samurai Champloo e Jojo Bizarre adventure.


O interessante é que os autores não criaram as coisas do nada, eles fizeram ficção com base científica e tem tudo explicado nas notas finais, um mangá mais adulto e com temas químicos envolvidos bem fora do habitual de mangás mais famosos.


Autor da resenha: Renato N. Jr.

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Mangá Tokyo Summer Of The Dead



Mangá: Tokyo Summer Of The Dead
Autor: Shiichi Kugura
Editora Goen
Volumes: 4

A obra conta sobre um dia quente de verão em Tóquio em que pessoas estranhas começam a aparecer e a morder as pessoas na rua, e em pouco tempo, isso se espalha e os zumbis começam a vagar pela cidade.

Yu Someya é um universitário que da aulas de reforço para a Ikuse Minamori, uma colegial por quem ele demonstra um interesse amoroso. Quando o ataque de zumbis começa Someya à salva e juntos começam sua jornada de sobrevivência pela cidade, pelo caminho encontram alguns personagens que tem suas próprias histórias paralelas, deixando a história um pouco confusa e desconexa.

As ilustrações são bem feitas dando bastante ênfase no cenário ajudando a contextualizar e suavizar a confusão da história. Um mangá com boas cenas de ação e momentos gore contracenadas por estudantes colegiais semelhantes ao mangá Highschool of the Dead.

Concluindo, a obra tem um final repentino, não respondendo muitas perguntas e com um desfecho muito em aberto, por mais que tenha só quatro volumes, deixa um pouco a desejar, um mangá que compensa pelas belas cenas, mas, que poderia ter uma narrativa mais envolvente.

Autor da resenha: Renato N. Jr.

quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Resenha Percy Jackson e os Deuses Gregos



Livro: Percy Jackson e os Deuses Gregos

Autor: Rick Riordan

Editora Intrínseca

Páginas:336


Quem poderia contar as histórias dos deuses gregos melhor que o próprio Percy Jackson? Pois bem, neste livro temos o cabeça de alga contando de forma irônica e com base em suas próprias experiências a história de todo o panteão de deuses, ou pelo menos boa parte.


Este livro se encaixa pouco depois do final do último livro da saga "Os Heróis do Olimpo" e, apesar de a obra ser narrada de forma mais extrovertida e sarcástica, afinal está sendo contada por um adolescente que conta histórias sobre seus próprios parentes divinos, o livro não deixa de ser uma enciclopédia muito interessante e instrutiva para aqueles que já conhecem e para quem não tem muito conhecimento sobre a origem dos deuses.


A edição é bem caprichada, em capa dura com muitas ilustrações e uma ótima qualidade nas páginas, sendo considerada uma edição de luxo para a saga e alimentando ainda mais o fan service, entretanto já deixo avisado que para quem quiser adquirir este livro em sua coleção é bom deixar um espaço reservado porque as dimensões do livro são bem grandes chegando à 28cm de altura.


Por fim, informo que mesmo para quem é bem aficionado por mitologia grega vai encontrar algumas histórias bem incomuns e pouco conhecidas, o que já é bem explorado nas sagas, sem dizer que, tendo um narrador tão carismático quanto Percy Jackson vale a pena ler, tanto pelo conhecimento que a enciclopédia traz quanto pela boa dose de humor que o semideus nos transmite.


Autor da resenha: Renato N. Jr.

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Autor da vez: Agatha Christie



•Biografia Agatha Christie


Agatha Mary Clarissa Miller, mais conhecida como Agatha Christie ou Rainha do Crime, nasceu em Torquay, condado de Devonshiri, Inglaterra, em 15 de setembro de 1890. 


Vindo de uma família rica, Agatha teve sua educação em casa através de professores particulares, iniciando sua educação formal com oito anos. Passava a maior parte do tempo escrevendo poemas e contos.


Em 1912, conheceu o coronel e piloto inglês do Corpo Real de Aviadores, casando-se com ele em 1914 e adotando o sobrenome dele. Durante a Primeira Guerra Mundial, Agatha alistou-se, como voluntária, no Exército da Cruz Vermelha.


A autora britânica tem um acervo de 80 livros, sendo 66 romances e 14 coletâneas de contos. Seu personagem principal e famosamente conhecido é Hercule Poirot, um detetive belga de aparência excêntrica e Miss Marple, uma senhorinha simpática e sagaz. Suas obras estão como a terceira mais publicadas da história, atrás apenas da Bíblia e de Shakespeare. Muitas de suas obras se transformaram em filmes e peças de teatro.


Agatha Christie faleceu em Wallingford, Inglaterra, de pneumonia, em 12 de janeiro de 1976.


A convidada que vos fala indica uma história, a primeira que leu da autora e a que surpreendeu positivamente: "O Assassinato no Expresso do Oriente". É uma leitura que prende, que te deixa ansioso para descobrir o culpado e que te surpreende no fim.


Post: Quel (@julianaraquel396)


(📷: Infoescola)

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Saga Os Heróis do Olimpo - Os Diários do Semideus



Saga: Os Heróis do Olimpo - Os Diários do Semideus

Autor: Rick Riordan

Editora Intrínseca

Páginas: 288


Nesse volume recheado de relatos inéditos, retratos e entrevistas com personalidades do Olimpo, diagramas e brincadeiras criados pelo Escriba Sênior do Acampamento Meio-Sangue, Rick Riordan, Percy Jackson e seus amigos vão encarar inimigos perigosos e tarefas mortais. Este livro apresenta histórias inéditas de alguns semideuses além de ter a primeira história publicada por Haley Riordan, filho do tio Rick.


Este livro é um complemento da saga, Os Heróis do Olimpo, assim como, Os Arquivos do Semideus foram para a saga anterior(à propósito, temos resenhas deles aqui na página então não deixem de conferir!).


A obra nos traz as histórias, O Diário de Luke Castellan, que mostra como Luke e Thalia encontraram Annabeth, Percy Jackson e o Cajado de Hermes, que se passa entre o último livro da saga anterior e o primeiro desta saga, Leo Valdez e a Busca por Buford, que mostra Leo, Jason e Piper atrás da mesa mágica Buford a qual foge carregando consigo um artefato capaz de explodir todo acampamento Meio-Sangue e por fim, Filho da Magia, que foi escrito por Haley e também se passa um pouco depois do último livro da saga anterior e nele são respondidas várias perguntas essenciais das sagas.


O livro ainda contém uma entrevista com George e Martha, as cobras de Hermes, imagens dos personagens, caça-palavras e mais algumas curiosidades que todo fã adorava ver,


Assim como foi em, Os Arquivos do Semideus, este livro traz um conteúdo adicional que complementa a história das sagas e responde algumas perguntas além de trazer uma história exclusiva de Haley Riordan, em sua história vemos o quão talentoso o autor mostra ser com sua escrita um pouco sombria, porém, com um humor semelhante ao do tio Rick, mostrando que se necessário, a passagem do bastão poderia ser possível dando continuidade às sagas.


Autor da resenha: Renato N. Jr.

terça-feira, 21 de setembro de 2021

Resenha Fahrenheit 451



Livro: Fahrenheit 451

Autor: Ray Bradbury

Editora Biblioteca Azul

Páginas: 216


O livro conta a história do bombeiro Guy Montag, que no início tem prazer em sua profissão, cuja função nessa sociedade , ao invés de apagar incêndios, é queimar livros e tudo que diz respeito à leitura. Quando Montag conhece sua nova vizinha Clarisse McClellan, uma menina de dezesseis anos que reflete sobre o mundo à sua volta e que o instiga a fazer o mesmo, ele percebe o quanto tem sido infeliz no seu relacionamento com a esposa, Mildred. Ele passa a se sentir incomodado com sua profissão e descontente com a autoridade e com os cidadãos. A partir daí, o protagonista tenta mudar a sociedade e encontrar sua felicidade.


A obra de Bradbury descreve um governo totalitário, num futuro incerto, mas próximo, que proíbe qualquer livro ou tipo de leitura, prevendo que o povo possa ficar instruído e se rebelar contra o estado. Tudo é controlado e as pessoas só têm conhecimento dos fatos por aparelhos de TVs instaladas em suas casas ou em praças ao ar livre. 


Um mundo utópico, mas semelhante ao nosso, em que as pessoas têm uma certa lavagem cerebral feita pelo governo para que elas não pensem por si mesmas e deixem que o governo resolva tudo da forma como desejar. Tudo é feito para contribuir para que as pessoas se desliguem da realidade, as tvs nas casas tem o tamanho de uma parede e nelas são transmitidas imagens de famílias as quais são programadas para interagir de forma genérica com as pessoas para que elas acreditem que realmente fazem parte desta família televisionada, os carros correm em velocidades altíssimas para que não dê tempo de se olhar a paisagem ou o que está acontecendo do lado de fora.


O livro mostra como a ignorância e a falta de conhecimento nos faz ser pessoas vazias que não se importam com nada em especial e que vivem suas vidas de modo robótico e somente através do conhecimento presente nos livros e o convívio com pessoas com a mente aberta, as quais conseguem expressar suas opiniões e lutam pelos seus ideais é que realmente fazem a diferença no mundo e quebram o regime autoritário e repressor de um governo, somente quando estamos cientes do que fazemos e buscamos nossos objetivos é que realmente conseguimos ser felizes e é exatamente essa ideia que o livro passa através do protagonista que achava ter uma vida perfeita até abrir os olhos para a realidade manipuladora que estava vivendo. Um ótimo livro que nos faz pensar sobre como vivemos e como lidamos com as adversidades postas pelo governo.


Autor da resenha: Renato N. Jr.

terça-feira, 14 de setembro de 2021

Saga Os Heróis do Olimpo - Volume 5 - O Sangue do Olimpo



Saga: Os Heróis do Oimpo - Volume 5 - O Sangue do Olimpo

Autor: Rick Riordan

Editora Intrínseca

Páginas: 432


Chegamos por fim ao último livro da saga, o confronto final contra a poderosa Gaia que está prestes a despertar, nossos heróis começam a ter visões da terrível batalha no Acampamento Meio-Sangue, a legião romana do Acampamento Júpiter, comandada por Octavian, está se aproximando das fronteiras do acampamento grego e somente a estátua da Atena Partenos é capaz de impedir tal confronto entre os acampamentos. A Atena Partenos irá para o oeste, enquanto o Argo II segue para o leste rumo a Atenas. Os deuses, ainda sofrendo com a dupla personalidade, não podem ajudar e os 7 semideuses terão um grande desafio pela frente, salvar não só os acampamentos como também todo o panteão de deuses olimpianos da destruição.


O livro é basicamente dividido em dois grupos, cada um com a sua missão. Nico, Reyna e o treinador Hedge tem a missão de levar a Atenas Partenos para o Acampamento Meio-Sangue e os outros semideuses estão no Argo II e vão rumo a Atenas. A narração continua dividida entre os protagonistas e devo dizer que o grande destaque sem dúvida foi o Leo, toda a construção do personagem até aqui foi muito bem desenvolvida e se mostrou um personagem com diversas camadas, os demais também foram desenvolvidos, mas, com menos destaque.


Devo dizer que o romance ainda permanece em segundo plano, porém, o foco é resolver os últimos quebra-cabeças da trama para enfim a batalha final começar, e que batalha, apesar do livro seguir um pouco parado comparado com os demais, o desfecho foi sensacional, batalhas incríveis e um final inesperado.


Algo que deixou um pouco a desejar foi justamente o fato de boa parte do livro ser mais pacato, o excesso de personagens incríveis e poderosos deixou pouco espaço para um desenvolvimento mais cativante, afinal são vários personagens para se trabalhar, contudo, o autor fez um bom trabalho, os personagens cresceram muito e ficaram muito mais poderosos e completos.


Apesar de alguns pontos negativos, os positivos são tão marcantes que sobrepõe qualquer coisa, você se apega as personagens, enfrenta junto deles suas dificuldades e comemora suas vitórias, uma excelente obra concluindo por fim mais uma saga composta por Percy Jackson e Os Olimpianos, e Os Heróis do Olimpo, e que venha a próxima saga.


Autor da resenha: Renato N. Jr.


segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Saga O Povo do Ar - Volume 1 - O Príncipe Cruel



Saga: O Povo do Ar - Volume 1 - O Príncipe Cruel

Autor: Holly Black

Editora: Galera Record

Páginas: 322


A história é contada pela personagem principal a Jude, uma garota humana que aos 7 anos teve seus pais assasinados em sua frente por um general feérico. O trama envolve o crescimento e o aprendizado de Jude naquele mundo tão cruel. Onde ela teve que passar por muitas coisas, e teve que entrar em vários joguinhos perversos dos feéricos. Demonstrando também ser uma ótima mentirosa e estrategista. Principalmente quando o assunto era sobre a côrte real. Onde ela descobre muitas traições envolvendo a propria família real.


O desenvolvimento da protagonista em si é muito interessante pois mostra ela desde uma criança que queria ser aceita e tinha medo dos feéricos. Á uma mulher forte e astuta que enfrenta qualquer um que aparecer em seu caminho. Sendo ele o mais baixo dos feéricos ao mais podereso. É divertido ver uma humana enfrentar de cabeça erguida tantos seres que são muito mais poderosos que ela. Mas ela como uma ótima mentirosa e estrategista, sempre consegue passar por cima de todos.


Até mesmo Cardan um coadjuvante muito interessante e importante para o desenvolvimento da história, com uma personalidade meio sombria e maléfica na maioria das vezes. Mais tambem muito carismático e um pouco caótico. Cardan tem um jeito difícil de decifrar, mas ao decorrer da história começa a entender um pouco os motivos dele ser o que é. E quem sabe passar a gostar um pouco do mesmo.


Lembrando que o foco principal NÃO É romance, e sim fantasia, portanto se procura um livro sobre esse tema. Esse não seria o mais indicado para você. Mais se procura por um livro onde ira encontrar magia feérica, realeza, guerras, trama política, reviravoltas, muita mentiras, estratégias e uma pitada de romance, esse livro é pra você.


O livro também é indicado para 14+, portanto se você tiver menos que isso não é recomendado ler esse livro. Pois ele contém, assasinatos, abuso psicológico, bullying, violência e maus tratos.


Autor: Isis @isabelicristin.a


Continuação da série: 

O rei perverso 

Rainha do nada

sábado, 4 de setembro de 2021

Autor da vez: Diana Wynne Jones


•Biografia Diana Wynne Jones


Diana Wynne Jones nasceu em 1934, em Londres. Quando criança se mudou várias vezes por conta da segunda guerra mundial, e chegou a morar com seus avós no País de Gales.


Cursou inglês na Universidade de Oxford e foi aluna dos autores C.S. Lewis e J.R.R. Tolkien. Formou-se em 1956, e casou-se no mesmo ano com John Burrow, com quem teve três filhos.


Diana tem mais de quarenta livros, variando entre os temas infantis e adultos. Seu livro mais conhecido, O Castelo Animado – em inglês, conhecido como Howl's Moving Castle – foi lançado em 1986, e ganhou, em 2004, sua adaptação cinematográfica pelas mãos do famoso roteirista japonês Hayao Miyazaki, conhecido por grandes animações do Studio Ghibli como A Viagem de Chihiro, Meu amigo Totoro, entre outros.


Diana Wynne Jones morreu em 26 de março de 2011, em Bristol.


A adm que vos fala tem o livro e o desenho de O Castelo Animado como os favoritos da vida! (Mesmo que ambos sejam bem diferentes entre si). Se você ainda não leu ou assistiu, fica aqui uma indicação do que fazer nesse feriado. O desenho pode ser encontrado na dona Netflix juntamente com todas as outras animações do Studio Ghibli.


Post: Thiff (@thifnaufel )


(📷: Google imagens/ garotas geek)

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Resenha A Princesa que enganou a morte e outros contos



Livro: A Princesa que enganou a morte e outros contos

Autor: Sonia Salerno Forjaz

Editora Deleitura

Páginas: 128


Neste livro temos uma coletânea de 13 narrativas indianas, contos mitológicos, folclóricos e épicos que transmitem a rica cultura do Oriente. Contos de fadas que ensinam sobre a natureza humana.


O livro fala de caráter e respeito decorrente das divindades indianas e apresenta as diferenças entre o ser divino e as pessoas e como eles transmitem sua benevolência e sua moral cada qual à sua própria maneira.


Ele é de fácil leitura, com textos curtos e apesar das palavras e nomes difíceis que ele contém, as fábulas são interessantes e mostram como é representada as obras literárias indianas e que, no fundo, os valores éticos e morais em humanos são iguais para todos.


Autor da resenha: Renato N. Jr.

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Resenha Semideuses e Monstros



Livro: Semideuses e Monstros

Autor: Rick Riordan

Editora Intrínseca

Páginas: 272


Neste livro temos uma coletânea de textos escritos em conjunto por 15 autores sobre o universo de Percy Jackson e os Olimpianos. Nele são abordados diversos temas como, os deuses, monstros, semideuses, simbolismos nos livros e até mesmo o motivo do Tio Rick ter escrito a saga.


Temos várias histórias contadas, algumas não tão boas, afinal de contas, por ter diversos autores incluindo Riordan, é compreensível não gostar de algumas, no entanto, temos bons temas para debater a respeito como, quais são os melhores e piores pais olimpianos, o perigo das profecias ou como um deus da loucura como Dionísio acabou indo parar como diretor de um acampamento de adolescentes problemáticos.


Alguns ensaios são destaques como, Roubar o Fogo dos Deuses, que basicamente conta a " jornada do herói " e os 5 estágios do crescimento mostrados na saga. E também temos um glossário de antigos mitos gregos, porque afinal, são mutos mitos e nomes estranhos, nem sempre nós vamos nos lembrar de todos, se bem que modéstia parte eu sempre tive boa memória para isso kkkk.


Enfim, este é um livro que obviamente tem spoilers então recomendo ler após terminar toda a primeira saga de Percy Jackson, por não ser um enredo não prende tanto a atenção, mas, sem dúvida os fãs vão gostar e as histórias presentes neste livro irão render uma boa leitura.


Autor da resenha: Renato N. Jr.

sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Autor da vez: Hiromu Arakawa

 




•Biografia Hiromu Arakawa


Hiromu Arakawa nasceu em 8 de maio de 1973 – na cultura asiática, ano do boi – em Tokachi, uma cidade localizada na província de Hokkaido, Japão. 


Desde criança Arakawa gostava de desenhar e já sonhava em ser uma mangaká. Quando adolescente, Hiromu tinha aulas de pintura a óleo uma vez no mês para aperfeiçoar sua técnica e, visto que realmente queria seguir com o sonho de ser uma mangaká, fez um acordo com seus pais: trabalharia sete anos na fazenda de leite que tinham e depois se mudaria para poder seguir seu sonho.


Foi em 1999, aos 26 anos, que Arakawa se mudou para Tóquio para ser uma mangaká. Hiromu trabalhou em uma revista fazendo yonkomas (histórias em quadrinhos composta por quatro tirinhas de tamanhos iguais) e as lançava pelo pseudônimo masculino de Edmund Arakawa. Enquanto trabalhava, Arakawa escrevia seu próprio mangá, que viria a ser lançado com o nome de Stray Dog no mesmo ano.


Em 2001, Arakawa alcançou a fama mundial com o lançamento de Fullmetal Alchemist. A autora já contou em entrevista que, para escrever o mangá, teve que passar várias horas pesquisando sobre química e alquimia e que, em especial a parte da alquimia, era uma pesquisa difícil pois os livros se contradiziam. No fim, ela optou por focar na filosofia e não na prática em si, pois faria mais sentido e traria menos contradições, além de usar como inspiração sua própria vida na fazenda para ressaltar, com experiência, o que a teoria trazia.


A autora se dedicou a Fullmetal Alchemist durante 10 anos – de 2001 a 2010 – e essa é sua obra mais adorada e aclamada até hoje.


Ps.: Como a autora é muito reservada, muitas vezes a dubladora do Edward foi receber prêmios no lugar dela e, por isso, era confundida como sendo a autora de Fullmetal. Como não tenho certeza se é a autora nesta foto, coloquei a foto da vaquinha que ela usa para representá-la nos mangás.


Post: Thiff (@thifnaufel)


(📷: Google images)


terça-feira, 27 de julho de 2021

Resenha O Meu Pé de Laranja Lima



Livro: O Meu Pé de Laranja Lima

Autor: José Mauro de Vasconcelos

Editora Melhoramentos

Páginas: 232


Meu pé de laranja lima conta a história de Zezé, um garoto de 5 anos muito esperto, porém, muito arteiro que usa de sua imaginação para transformar seu quintal nos mais diversos cenários e um tal pé de laranja lima em seu melhor amigo.


O cenário brasileiro se passa num local urbano, a família de Zezé é grande e logo depois do pai ficar desempregado eles sentem as dificuldades da pobreza. De uma maneira humilde Zezé vive e mostra a todos ao seu redor um misto de inteligência e travessura, muito esperto para a idade consegue driblar diversos problemas, mas, seu lado infantil o arrasta para cometer diversas brincadeiras, algumas maldosas para com seus vizinhos.


No geral, a história abrange as dificuldades que as crianças têm em se comunicar com os adultos e como estes muitas vezes não tem paciência de lidar com elas. Zezé é castigado diversas vezes pelos pais, irmãos e até vizinhos, e muitas vezes uma situação simples se agrava somente pelo fato de não ouvirem as declarações de nosso protagonista.


Esta situação faz com que Zezé busque o carinho e a compreensão em outras pessoas, em especial no Sr. Manuel Valadares, o Portuga, o qual acaba se envolvendo tanto com o garoto que os mesmos acabam tendo um vínculo de pai e filho e também em Minguinho, seu pé de laranja lima e melhor amigo o qual ele conta suas confidências.


A história vai se arrastando por cerca de um ano até que um acidente fatídico ocorre e Zezé adoece devido à perda, assim vemos como o pobre menino sofre em silêncio sem poder contar seus segredos para sua família a qual não compreende o porquê do estado do garoto. Por fim, apesar dos dilemas e do clima misturando drama e comédia acaba sendo um ótimo livro infanto-juvenil, abordando um tema importante referente a comunicação entre pais e filhos e como sem ela as crianças podem acabar se sentindo sozinhas e passando por muitas dificuldades.


Autor da resenha: Renato N. Jr.

quinta-feira, 22 de julho de 2021

Resenha A Arte da Guerra

 


Livro: A Arte da Guerra

Autor: Sun Tzu

Editora Principis

Páginas: 160


Um dos livros estratégicos mais conhecidos no mundo, A Arte da guerra serve tanto para a guerra, quanto para negócios, para sua vida e muito mais.


O autor diz que é possível perceber vários aspectos de um exército através dos sinais deixados e expressados por eles, por isso o general deve sempre estar atento às movimentações do inimigo para saber qual a sua situação. Os capítulos do livro são no geral um guia de um general de guerra explicando as regras e ações fundamentais para se ganhar uma batalha, seja ela qual for.


Como já diz no título, uma arte, uma forma de se expressar e interagir com vida, neste guia o autor se expressa e compartilha suas experiências de guerra e regras de conduta que são usadas na guerra, mas que, podem ser atribuídas nas mais diversas situações, claro que algumas adaptadas, mas, em geral, em ações estratégicas e para garantir a superação da pessoa, a vitória e também, como é enfatizado no livro como principal objetivo, a paz.


Autor da resenha: Renato N. Jr.

terça-feira, 20 de julho de 2021

Saga Os Heróis do Olimpo - Volume 4 - A Casa de Hades



Saga: Os Heróis do Olimpo - Volume 4 - A Casa de Hades

Autor: Rick Riordan

Editora Intrínseca

Páginas: 496


Frank, Leo, Hazel, Piper e Jason estão tentando ser fortes logo após a queda de Annabeth e Percy, ambos heróis desaparecidos nas profundezas, eles acabam indo parar no local mais tenebroso de todos, onde as piores criaturas vivem em agonia, o Tártaro. Enquanto o time do Tártaro busca pelas portas da morte para impedir que os monstros voltem a vida a equipe do Argos 2 segue rumo a Grécia na tentativa de impedir os planos de Gaia.


A ambientação deste livro é uma das mais complexas, os cenários transmitidos no Tártaro são assustadoramente fascinantes, enquanto ainda temos os locais onde os heróis a bordo do Argos 2 percorrem, a ilha de Calipso e a missão mística que Hazel faz em busca da deusa Hécate, isto tudo e ainda vale ressaltar a missão de Nico com o apavorante cupido Eros.


O autor desenvolveu ao máximo os personagens, todos tiveram um crescimento muito significativo para a obra, seus medos, inseguranças e até seus lados românticos foram muito explorados, até o lado mais oculto foi abordado, a importância de suas missões e o peso da responsabilidade de salvar o mundo os obriga a superar seus limites.


O livro é extenso e recheado de aventuras de tirar o fôlego, o autor conseguiu expandir os elementos da mitologia a tal ponto que a cada página você se sente ainda mais envolvido com a trama, parcerias inusitadas e uma boa dose de emoções é o que espera os leitores neste penúltimo livro da saga.


Autor da resenha: Renato N. Jr. 



terça-feira, 22 de junho de 2021

Poemas e Poesias de Carlos Drummond de Andrade



Hoje vamos falar um pouco sobre poemas e poesias, em especial os de Carlos Drummond de Andrade que foi um poeta, contista e cronista brasileiro, considerado por muitos o mais influente poeta brasileiro do século XX.


A poesia é um gênero literário caracterizado pela composição em versos estruturados de forma harmoniosa. É uma manifestação de beleza e estética retratada pelo poeta em forma de palavras. No sentido figurado, poesia é tudo aquilo que comove, que sensibiliza e desperta sentimentos. Já o poema é um texto escrito em versos, que são distribuídos em estrofes. Esses versos podem ser regulares, brancos ou livres. Se for composto por versos regulares, esse texto poderá apresentar diversos tipos de rimas. Também pode ser narrativo, dramático ou lírico.


Dentre os livros temos:


Antologia Poética.

Traz uma coletânea de poesias organizada, na década de 1960, pelo próprio Drummond. O livro é o espelho fiel de seu trabalho, apresentando diversos temas, os mais relevantes são:

1 – O Indivíduo: O eterno conflito entre o eu e o social; 2 – A terra natal: Itabira saudades e vivências; 3 – A família: Itabira e vivências íntimas do menino; 4 – Amigos: Homenagem aos amigos reais ou intelectuais; 5 – O choque social: A violência humana; 6 – O conhecimento amoroso: O amor altruísta (como só ele poderia existir); 7 – A própria poesia: metalinguagem; 8 – Exercícios lúdicos: A consequência do amar e desamar; 9 – Uma visão, ou tentativa de, a existência: O estar no mundo. Este são alguns das diversas poesias contidas na obra.


Nova Reunião.

Este apresenta 23 livros em um único volume. Um amplo painel da obra de Carlos Drummond de Andrade, que atravessou boa parte do século XX construindo um depoimento - lírico e político, metafísico e sensual - sobre o Brasil. Após a morte do poeta os netos Luis Mauricio e Pedro Graña Drummond complementaram a obra com trechos que complementam esta obra


Assim como outros conteúdos literários, a poesia também é uma, senão a melhor forma de se expressar através da escrita com versos que atravessam séculos e perpetuam até hoje nas mentes dos leitores.


Autor: Renato N. Jr.


segunda-feira, 14 de junho de 2021

Mangá Jogo do Rei



Mangá: Jogo do Rei

Autor: Nobuaki Kanazawa, Hitori Renda

Editora JBC

Volumes: 5


A historia começa quando o estudante Nobuaki Kanazawa recebe uma mensagem em seu celular no meio da noite, ela dizia apenas que ele agora fazia parte do Jogo do Rei, e que todos os participantes são obrigados a obedecer todas as ordens dessa entidade ou receberia uma punição, a qual acreditem pode ser perturbadora e desistir também não é uma opção.


Ao chegar à escola na manhã seguinte ele descobre que todos seus colegas de classe também receberam a mesma mensagem e que a primeira ordem era que dois alunos se beijassem, empolgados pelo jogo o casal cumpre a ordem e no instante seguinte uma nova mensagem chega para todos, obediência confirmada. Todos os dias eles recebem novas ordens, uma mais constrangedoras e aterrorizantes que a outra, até que tragédias começam a ocorrer com quem se nega a obedecer, assim Nobuaki e seus amigos começam a investigação para descobrir quem é este Rei e como impedir o massacre que está acontecendo.


Um mangá com um traço muito bonito e bem acabado, semelhante a Death Note e Hikaru no Go. O desenrolar da história lembra bastante Another, com seu suspense e mortes particularmente perturbadoras, mesmo assim não é tão impactante como outros mangás do gênero, por ter poucos capítulos a história acaba sendo bem fechada e rápida de ler.


Os personagens não tem tempo de serem muito explorados, possui muitos clichês e estereótipos de gênero de histórias de sobrevivência, é o desenrolar do mistério que leva os leitores a continuarem lendo, contudo, ficamos bem infundidos no tal jogo e ansiosos pela resolução do mistério


Autor da resenha: Renato N. Jr.

🎉1 ano de Box Literária!!🎉




Eai pessoal tranquilo?

Este mês a Box Literária está de parabéns! 🥳🎉🥳🎂🥳🎉
Este mês completamos 1 ano de insta e blog !

E para comemorar planejamos diversas postagens e conteúdos abordando de tudo referente aquilo que tanto amamos, livros!

Então fiquem atentos e nos acompanhe nesse mês de #boxniversário!!

Renato N. Jr. 

terça-feira, 18 de maio de 2021

Resenha As Coisas que você só vê quando desacelera: Como manter a calma em um mundo frenético



Livro: As Coisas que você só vê quando desacelera: Como manter a calma em um mundo frenético

Autor: Haemin Sunim

Editora Sextante

Páginas: 256


Escrito pelo mestre zen-budista Haemin Sunim, este é um dos livros para quem deseja tranquilizar os pensamentos e cultivar a calma e a autocompaixão. Nele descobrimos como o mundo em que vivemos é um reflexo da nossa mente e quando se está cheio de pensamentos negativos o mundo se torna sombrio, mas, quando mantemos a calma o mundo nos acompanha e podemos seguir em frente.


O autor nos aborda diversos temas importantes como manter a calma quando alguém te faz mal e, antes de reagir de forma precipitada, buscar entender os motivos que levaram aquela pessoa a agir assim, o autor diz que somos nossos próprios mestres e como mestres temos a possibilidade de guiar pessoas e esclarecer diversos problemas e exageros que acabamos cometendo no nosso dia a dia. Outros exemplos abordados são como você deve controlar seu entusiasmo e como lidar com o perdão que para muitos é extremamente difícil de aceitar.


De forma leve e até descontraída, com ilustrações muito bem desenhadas e feito de um material de ótima qualidade, o livro tem um jeito sincero e claro de mostrar sua verdadeira intenção, que é mostrar como nos comportamos e como nossos sentimentos são poderosos e que devem ser compreendidos para que tenham seu uso bem aplicado e como nossas mentes são responsáveis por tudo, e que somente através da calma e da reflexão conseguimos progredir.


O livro nos mostra que a forma ideal de lidar com os sentimos é através de uma dupla visão dos acontecimentos, dizendo que enquanto sentimos um determinado sentimento, seja ele raiva, tristeza, alegria, medo, devemos também tentar enxergar o porquê de estarmos nos sentindo assim e com isso compreender o motivo de tal ocorrido e aprender algo com ele, pois, é justamente através das experiências que temos, sejam positivas ou negativas, e do porque de estarmos nos sentindo assim, que faz com que possamos evoluir e seguir em frente independente de qualquer coisa.


Autor da resenha: Renato N. Jr.


terça-feira, 11 de maio de 2021

Resenha Piano Vermelho



Livro: Piano Vermelho

Autor: Josh Malerman

Editora Intrínseca

Páginas:320


O ex-soldado e pianista Philip Tonka e sua banda The Danes, são desafiados a mando do governo dos EUA a desvendar o mistério por trás da arma secreta mais destruidora e implacável jamais vista antes, um temível e mortal som com alto poder de destruição escondido no meio do deserto de Namibe. Juntos os ex-soldados terão que descobrir a origem do som enquanto um assombroso ser os rodeia. 


A obra conta sobre a vida dos ex-soldados que formaram uma banda e graças as suas habilidades musicais e militares são escalados para ir atrás do temível som, capaz de destruir todos os ossos de uma pessoa num piscar de olhos.


O livro nos mostra o cotidiano dos integrantes que tentam ganhar a vida através da música e como o ocorrido no deserto de Namibe muda completamente seus planos, o foco principal é em Philip Tonka que sobrevivi ao ocorrido e nos mostra as sequelas do tal poder avassalador enquanto se recupera numa suspeita base do serviço militar.


Do mesmo criador de Caixa de Pássaros, Piano Vermelho é mais um dos contos de Malerman que mistura suspense, romance e, como nas demais obras, um terror que pode ser fortemente captado por um dos 5 sentidos, no caso deste livro seria a Audição.


Por fim, a obra desenvolve bastante o suspense e demora para chegar ao seu clímax, que por vez, assim como as demais obras do autor, deixa um final em aberto o qual vai do entendimento de cada leitor e que pode ser interpretado por perspectivas diferentes, não tão impactante quanto seu maior sucesso, Caixa de Pássaros, mas ainda sim interessante, O Piano Vermelho explora um terror auditivo nos mostrando um jeito diferente de desfrutar da experiência literária.


Autor da resenha: Renato N. Jr.

sexta-feira, 7 de maio de 2021

Autor da vez: Suzanne Collins



•Biografia Suzanne Collins


Suzanne Marie Collins nasceu em 10 de agosto de 1962 em Hartford, Connecticut, Estados Unidos. Estudou na escola do Alabama e formou-se em escrita dramática pela New York University.


Em 1991, começou a trabalhar escrevendo roteiros de programas infantis para o canal de tv Nickelodeon.


Inspirada por "Alice no País das Maravilhas" e pensando em como seria caso a menina vivesse em um ambiente urbano, Collins escreveu "As crônicas do Subterrâneo", tendo o primeiro livro da saga lançado em 2003 e o último em 2007.


Em 2008, Suzanne Collins lançou "Jogos Vorazes", o primeiro livro da trilogia, e que ganhou sua adaptação cinematográfica no início de 2012 pela Lionsgate.


Em 19 de junho de 2020, Suzanne lançou "A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes", que conta a história do tirano Presidente Snow no auge de seus 18 anos.


Atualmente a autora mora em Connecticut com o marido e seus dois filhos.


Post: Thiff (@thifnaufel)


(📷: Pinterest)

terça-feira, 27 de abril de 2021

Resenha O Segredo



Livro: O Segredo

Autor: Rhonda Byrne

Editora Ediouro

Páginas: 216


O Best-seller "O Segredo" foi escrito por Rhonda Byrne, um dos livros mais conhecidos mundialmente aparecendo em séries e filmes e tendo inclusive um documentário no Netflix. O Segredo trata-se de um livro de autoajuda diferente de qualquer outro, ele conta de várias maneiras como o segredo é capaz de levar qualquer pessoa rumo ao sucesso, bem estar e saúde de espírito.


A obra conta com técnicas de mentalização e modelagem das suas atitudes para trazer amor,amizade, e prosperidade para a vida com explicações e exercícios para pôr em prática. Ao longo do livro são ensinados três passos essenciais para o sucesso, peça, acredite e receba! 


Parte do pressuposto de que temos todos os recursos de que necessitamos ou então podemos criá-los vem do PNL ( Programação Neurolinguística ) que consiste em técnicas para ajudar as pessoas a terem uma vida mais positiva e feliz, que é o intuito do livro, desde seu material, capa, jacket e folhas de ótima qualidade, ao seu conteúdo, temos seu conteúdo muito bem produzido e condicionado de forma efetiva em suas lições, e devido ter um estilo de escrita simples, é capaz de abordar diversos grupos de pessoas que, juntas, são capazes de aprender o ensinamento e passar o segredo adiante.


Autor da resenha: Renato N. Jr.

terça-feira, 20 de abril de 2021

Saga Os Heróis do Olimpo - Volume 3 - A Marca de Atena



Saga: Os Heróis do Olimpo - Vol. 3 - A Marca de Atena

Autor: Rick Riordan

Editora Intrínseca

Páginas: 480


Annabeth, Jason, Piper e Leo estão chegando ao acampamento Júpiter no navio voador, Argo 2, e todos esperam que ao avistar Jason a bordo os romanos baixem suas guardas. Além de toda a tensão já existente, Annabeth tem uma missão especial a qual para realizar precisará agir sozinha, do contrário, colocará tudo a perder. Sua mãe, a deusa da sabedoria Atena, pediu que ela recupera-se algo que foi roubado e a teoria é que os romanos foram os responsáveis.


Finalmente os acampamentos gregos e os romanos vão se encontrar. Percy Jackson e Jason estavam tomando o lugar um do outro e agora já podem voltar aos seus postos, o que deixa todos apreensivos, pois não sabem como o acampamento rival os afetou. Annabeth está encarregada de recuperar um objeto de sua mãe que foi roubado há séculos e os rumores são de que foram os romanos, isso desencadeou a rivalidade entre eles e talvez recuperando o objeto os acampamentos consigam estabelecer uma união novamente.


Nesta obra temos um foco maior em Annabeth o que, para delírio dos fans, era esperado desde a saga anterior, vemos como a semideusa da sabedoria tem que usar de suas habilidades junto com os demais meio-sangues, romanos e gregos, para solucionar o problema entre os acampamentos para que assim, juntos, eles possam impedir o possível embate entre os acampamentos e Gaia de se levantar.


O terceiro livro continua com o mesmo andamento corriqueiro dos demais, com uma boa dose de aventuras, comédia e até um pouco de drama, as batalhas mais esperadas até então ocorrem em uma sequência eletrizante e o final deixa um gancho para o próximo livro com um acontecimento de tirar o fôlego.


Autor da resenha: Renato N. Jr.


terça-feira, 13 de abril de 2021

Resenha Eles não usam Black-Tie



Livro: Eles não usam Black-Tie

Autor: Gianfrancesco Guarnieri

Editora Civilização Brasileira

Páginas: 112


Eles não usam black-tie é um texto político e social com personagens marcantes e populares como Terezinha e Jesuíno que nos revelam um mundo alegre, descontraído e aparentemente feliz e, por outro lado, apresenta-se forte e densa revelando de maneira real os conflitos que atormentam personagens como Otávio e seu filho Tião. A obra ficou mais conhecida no teatro, porém, o livro também é uma produção sistemática e crítica de textos dispostos a representar as classes subalternas, com ênfase para a representação do proletariado da civilização brasileira.


A obra situa-se numa favela nos anos 50 e diferente de grandes obras em que se espera ter personagens ricos e nobres temos com protagonistas operários e moradores do morro.


A história é um choque entre pai e filho com posições ideológicas e morais completamente opostas e divergentes, o pai Otávio é um operário de carreira, idealista e cheio de convicção que batalhou muito pela sua posição e reconhecimento entre seus companheiros e sendo fortemente à favor do movimento grevista. Já Tião, que foi criado longe do morro, na cidade com os padrinhos sem conviver no mundo de luta e reivindicação da classe operária, não aderi à greve, devido achar que a mesma é utópica e inglória, ele se opõem ao pai enquanto tem que se preocupar com Maria com quem pretende se casar e que espera um filho seu.


A obra em si é curta mais bem trabalhada, explana bem os acontecimentos e mostra a realidade do povo negro que vivia nos morros e buscava seu lugar de direito na indústria e na sociedade, enquanto isso, uma nova leva de cidadãos que vive fora dessa realidade e não tem ciência do que está ocorrendo com essa classe trabalhadora, luta contra o regime.


Não só de política que se trata o livro, também mostra a vida das pessoas nas favelas em sua simplicidade, seu convívio e seus amores, uma obra reconhecida no teatro e que, em formato de livro é muito utilizada em estudos de caso em escolas, não deixando de ser uma obra bem feita e cativante para os demais leitores.


Autor da resenha: Renato N. Jr.

sexta-feira, 9 de abril de 2021

Autor da vez: Victoria Aveyard


•Biografia Victoria Aveyard


Victoria Aveyard nasceu em 27 de julho de 1990, em East Longmeadow, uma pequena cidade em Massachusetts, Estados Unidos.


Desde cedo Victoria demonstrou interesse por escrever, e a própria autora já chegou a dizer: "escrevo desde que fisicamente posso escrever". 


Em 2012, Aveyard se formou como roteirista pela Universidade do Sul da Califórnia. Em um encontro de alunos da universidade, professores a encorajaram a passar suas ideias para o papel, e aos 21 anos, Victoria começou a escrever seu primeiro livro.


Em 2015, Victoria Aveyard publicou seu primeiro livro entitulado "A Rainha Vermelha", a história fez tanto sucesso que venho a ser nº 1 no New York Times.


Atualmente, Victoria Aveyard mora em Los Angeles, California.


Post: Thiff (@thifnaufel )


(📷: Internet)

terça-feira, 30 de março de 2021

Resenha Pavilhão 9: Paixão e Morte no Carandiru



 Livro: Pavilhão 9: Paixão e Morte no Carandiru

Autor: Hosmany Ramos

Editora Geração Editorial

Páginas:280


Neste livro de contos e relatos temos os mais polêmicos personagens com histórias de vida marcantes e relatos de atrocidades e crimes cometidos dentro da Casa de Detenção, Complexo do Carandiru em São Paulo, mais especificamente o Pavilhão 9 onde ocorreu o famoso massacre de 111 detentos em 1992, com tantos relatos não se sabe onde começa a ficção e termina a realidade.


A obra é dividida em capítulos, cada um com uma história diferente, sendo todos eles casos criminosos de detentos do Pavilhão 9. As histórias abordam todo tipo de crime, tortura, abuso sexual, assaltos e assassinatos.


O fato interessante é tentar descobrir se os relatos são verídicos ou ficcionais, mas, em todo caso, é inegável o fato de serem no mínimo curiosas, o jeito como o autor nos coloca no lugar do personagem no intuito de descobrir suas ambições e motivos de cometer tal ato é bem diferente de um livro com tema policial ou terror.


É um livro com um conteúdo pesado, para mim me interessa mais entender as emoções que os detentos transmitem ao narrar suas histórias do que o crime em si, que claramente é deplorável, uma obra de fácil leitura, mas que, precisa ter um estomago forte para digerir todo seu conteúdo.


Autor da resenha: Renato N. Jr.


terça-feira, 23 de março de 2021

Saga Os Heróis do Olimpo - Volume 2 - O Filho de Netuno

 


Saga: Os Heróis do Olimpo - Volume 2 - O Filho de Netuno
Autor: Rick Riordan
Editora Intrínseca
Páginas: 432

O segundo livro da saga traz de volta como um dos protagonistas nosso semideus mais conhecido, Percy Jackson e junto dele mais dois integrantes da grande Profecia dos Sete e coprotagonistas do livro Frank e Hazel vindos de um novo acampamento de semideuses, o Acampamento Júpiter, um acampamento de deuses romanos. Percy, Hazel e Frank descobrem que o deus da morte, Thanatos, está aprisionado e que Gaia pretende reunir um exército de gigantes para dominar o mundo e reescrever as regras da vida e da morte. Sem poder contar com a ajuda dos deuses que estão confusos graças a sua dupla personalidade greco-romana e tendo que lutar contra criaturas que não podem morrer, enquanto o deus da morte estiver aprisionado, nossos heróis terão uma difícil missão pela frente.

Percy perdeu a memória e, em meio a diversos ataques de monstros que mesmo quando transformados em pó dourado voltam a se reconstituir imediatamente, Percy encontra a loba divina Lupa, a que cuidou dos gêmeos do mito que fundaram Roma, ela lhe promete segurança caso cumpra sua missão de ir até o acampamento Júpiter. Ao chegar no acampamento ele descobre toda uma sociedade formada e bem organizada lá ele conhece Frank e Hazel e também um embaixador de Plutão chamado Nico di Angelo o qual Percy jura conhecer de algum lugar, mas o jovem nega tal afirmação.

Hazel e Frank são personagens interessantes e que se martirizam por causa de seus segredos ocultos os quais claramente serão trabalhados nos demais livros para o crescimento dos personagens. Percy, apesar de estar desmemoriado, claramente está mais maduro que na saga anterior, naturalmente um líder nato e com muito humor satirizado e, apesar de não ser mais o único protagonista, faz jus a sua fama como filho de Poseidon, ou no caso desse livro, filho de Netuno.

Nesse livro, o foco agora é no Acampamento Júpiter. No início do livro tem um mapa de todo o terreno do acampamento, que é bem interessante para se situar. Assim como o livro anterior, este também é narrado em terceira pessoa mostrando uma visão geral do ambiente.

Pela primeira vez temos heróis e deuses de uma nova mitologia sendo representados, vemos como os treinamentos, a administração e a conduta dos dois acampamentos de semideuses é divergente, são culturas totalmente diferentes e mesmo assim, de certo modo, semelhantes. A união desses dois universos explode a cabeça do fanservice de Percy Jackson dando novas oportunidades, novas aventuras, e todo um universo de possibilidades para a série.

Autor da resenha: Renato N. Jr.

terça-feira, 16 de março de 2021

Resenha Quem manda já morreu



Livro: Quem manda já morreu

Autor: Marcos Rey

Editora Ática

Páginas: 112


Quem manda já morreu é um romance policial envolvente que abrange a investigação do estudante de jornalismo Edu. No período de férias da faculdade Edu acaba tendo como projeto buscar uma reportagem, sabendo que seu tio Geraldo Palha, mais conhecido como Tio Palha é um detetive, acaba indo buscar informações com o mesmo. Tio Palha o indica que investigue o caso de Tony Grand o bandido mais procurado da região, mas que já morreu, assim, Edu busca informação com três ex-integrantes da quadrilha de Tony e que curiosamente não querem falar sobre o assunto, durante a investigação Edu acaba descobrindo informações conflitantes sobre o caso e por estar muito envolvido corre risco de vida, e agora ele e Tio Palha terão que investigar um caso já esquecido, mas cheio de mistério e perigo.


Um livro interessante, cheio de humor e mistério, perfeito pra você indicar pra aquele adolescente que está se inserindo no mundo da leitura e perfeito também pra você que quer conhecer mais da leitura nacional, o protagonista tem um bom desenvolvimento, no entanto, os demais são pouco explorados, o único que tem certo destaque é Tio Palha, porém, o autor deixou personagem como alívio cômico apesar de ser interessante e fundamental para o desfecho.


A história segue com muita correria e suspense, mas com o clássico final em que tudo dá certo, com os mocinhos se dando bem perante os bandidos bobos. Nitidamente a obra se concentra no protagonista deixando os vilões com pouca ambição e quase sem desenvolvimento.


Como todo livro com tema policial você acaba tendo sensações muito intensas, quase como se corresse perigo junto ao protagonista e por se tratar de um livro infanto juvenil, consequentemente o final é um pouco previsível para quem já tem costume de ler este tipo de livro, normalmente se encontra o real criminoso antes do desfecho da história, contudo é um caso interessante e faz com que o leitor permaneça focado na obra e como tem poucas páginas se torna um livro agradável de se ler.


Autor da resenha: Renato N. Jr.

segunda-feira, 8 de março de 2021

Saga O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares - Volume 2 - Cidade dos Etéreos



Saga: O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares - Vol. 2 - Cidade dos Etéreos

Autor: Ransom Riggs

Editora Intrínseca

Páginas: 384


Dando sequência ao primeiro livro da série, o segundo livro começa exatamente onde o primeiro terminou, com as crianças peculiares em busca de uma lugar seguro para morar depois de serem atacados em sua fenda temporal, logo eles viajam para Londres onde os peculiares se reúnem. A missão deles é, em até três dias encontrar alguém que possa ajudar sua Ymbryne, a srta. Peregrine que está presa em sua forma de pássaro, a voltar a forma humana, antes que seja tarde demais e a mudança se torne permanente, isso enquanto desfrutam de uma jornada cheia de emoções como viagens no tempo, ciganos e atrações de circo, malignos seres invisíveis e um desfile de animais inusitados.


O cenário londrino é o palco de apresentação desta obra, deixando um pouco de lado o teor macabro que envolve a série, notamos uma nítida energia no ar, devido a tantos acontecimentos e a correria para concluir com êxito sua missão, Jacob e os peculiares passam por perseguições, sequestro, ataques de bombas e, não vamos deixar de lado o romance dúbio entre Jacob e Emma.


É de certo modo cativante quando uma continuação parte de onde pararam, sem nenhum minuto de história entre elas, ainda mais para quem tem o hábito de devorar uma saga de uma só vez, essa continuidade momentânea nos deixa a par instantaneamente de todo o ocorrido na história proporcionando entusiasmo na leitura.


Outro ponto a ser ressaltado, como foi no primeiro livro, são as fotos usadas no livro com um ar curiosamente bizarro, fazendo o leitor suspeitar se são realmente reais e dando escopo para a imaginação incluir as figuras nas mais diversas passagens da história do livro dando a obra uma perspectiva realista como se tudo que ocorre no livro fosse verídico. Tudo isso se combina numa história de fantasia comovente, uma experiência de leitura única e impactante não deixando a desejar e tão boa quanto a primeira da saga.


Autor: Renato N. Jr.

sexta-feira, 5 de março de 2021

Autor da vez: Cassandra Clare


• Biografia Cassandra Clare


Judith Lewis, popularmente conhecida pelo pseudônimo Cassandra Clare, nasceu em 27 de julho de 1973 no Teerã, Irã. Vivendo em uma família de viajantes, Cassandra morou na França, Inglaterra e Suiça antes mesmo de completar seus dez anos de idade.


Por conta das diversas mudanças, Clare encontrou nos livros certa familiaridade e, por conta disso, sempre encontrava-se carregando um. Cursou o colegial em Los Angeles, onde, para divertir os colegas, costumava escrever algumas histórias, acabando por escrever um romance épico entitulado "The Beautiful Cassandra", que era baseado em uma curta história de mesmo nome da autora Jane Austen. Foi daí que Cassandra se inspirou para seu nome artístico.


Após a faculdade, Cassandra morou em Los Angeles e Nova York, onde trabalhou para várias revistas de entretenimento e alguns tablóides como, por exemplo, o The Hollywood Reporter, onde ela tinha que noticiar as viagens de Brad Pitt e Angelina Jolie e outros assuntos (não muito relevantes) sobre outros famosos.


Em 2004, a autora começou a trabalhar no seu romance "Cidade dos Ossos", que, mais tarde, virou um filme estrelado pela atriz Lily Collins e, em 2019, uma série com 4 temporadas pela Netflix.


Atualmente, Cassandra Clare e seu marido Joshua Lewis moram em Amherst, Massachusetts.


Post: Thiff


(Imagem: Internet)

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Resenha Semeando



 Livro: Semeando

Autor: Isa Saraiva Ferreira

Editora: Gráfica Lettere

Páginas:88


Em janeiro eu havia feito uma viagem para Florianópolis, enquanto almoçava num restaurante na beira da Lagoa da Conceição, fui surpreendido por uma eloquente e simpática senhora chamada Isa Saraiva, ela estava divulgando seu livro e trazendo mensagens positivas de boas maneiras as quais estão escritas nessa obra, enternecido pela apresentação adquiri um exemplar e decide fazer a minha resenha sobre ele e ajudar a divulgar a obra no intuito de transmitir a mensagem que o livro propaga.


O livro é uma coletânea de mensagens, regras e dicas sobre boas maneiras, como, higiene pessoal, educação doméstica e crescimento pessoal além de trazer frases e trechos poéticos romantizando o ideal de uma boa conduta respeitável.


A obra traz mensagens motivacionais de amor, paz, respeito, ética, cortesia, educação e civilidade, como bem é escrito na capa do livro. Um livro curto, mas, que tem um conteúdo essencial, por mais que naturalmente as pessoas já pratiquem o que o livro recomenda é importante ressaltar tais virtudes sempre que possível para ter uma melhor convivência com outras pessoas o que também influência no seu próprio crescimento pessoal.


Autor: Renato N. Jr.


Contato do Projeto Semeando. Blog: www.livrosemeando.wordpress.com ; Facebook: Projeto Semeando.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Saga Os Heróis do Olimpo - Volume 1 - O Herói Perdido



Saga: Os Heróis do Olimpo - Volume 1 - O Herói Perdido

Autor: Rick Riordan

Editora Intrínseca

Páginas: 440


A continuação da saga de Percy Jackson e os Olimpianos, desta vez Percy não é mais o centro das atenções, mas é tão importante quanto os outros 6 semideuses que juntos fazem parte da última profecia dita no livro O Último Olimpiano, duas mitologias irmãs são apresentadas desta vez, a grega e a romana. Devido um novo inimigo, muito pior que Cronos, os deuses estão confusos entre suas personalidades greco-romanas e precisaram mais do que nunca que seus filhos meio-sangues os ajudem para que o equilíbrio do mundo não seja destruído.


Jason, Leo e Piper são os protagonistas deste livro, durante uma excursão da escola acabam sendo atacados por uma criatura e graças ao treinador Hedge, um sátiro de meia-idade que estava disfarçado de professor, ajuda a proteger os semideuses e os leva para o Acampamento Meio-sangue onde eles têm de completar a missão, uma antiga e poderosa profecia sobre uma titã muito poderosa que, se despertada pode destruir o mundo. Juntos os nossos novos heróis irão enfrentar novos perigos para que essa profecia não se torne realidade.


Algo a ser pontuado é referente a narração, desta vez em 3ª pessoa, cada capítulo é narrado por um dos protagonistas alternadamente nos dando um ponto de vista diferente para cada personagem, no entanto, a leitura continua sendo leve e de fácil leitura.


Os personagens são cativantes, todos parecem ter um poderoso segredo guardado dando aos protagonistas um passado misterioso, mas ainda sim, apesar de a série não ter mais aquele ar infantil, temos uma boa dose de humor misturada com lutas fantásticas cheias de detalhes, como é habitual do traço do Tio Rick.


O Herói Perdido nos proporciona uma nova viagem, com novos heróis, nova missão e nova mitologia. Percy não aparece neste livro mais antigos personagens estão presentes, uma obra interessante e com um final de tirar o fôlego nos deixando ansiosos para ler a continuação e despertando toda a nostalgia dos livros da saga Percy jackson misturada com a emoção e curiosidade pelos novos personagens.


Autor da resenha: Renato N. Jr.


sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Encerramento Especial Magia e Bruxaria

 


Chegamos ao fim do nosso especial de Harry Potter,  espero que tenham gostado das resenhas da saga e dos livros a parte que complementam a saga do bruxo mais famoso de todos os tempos da literatura infanto-juvenil. 


Malfeito feito, e até a próxima.


Autor: Renato N. Jr.


📷(Pinterest)

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Especial Magia e Bruxaria #11 - Quadribol Através dos Séculos

 


*Especial Magia e Bruxaria #11*


Livro: Quadrinol Através dos Séculos

Autor: J. K. Rowling

Editora Rocco

Páginas: 64


Para nossa última menção aos livros especiais, à parte da história principal, temos esta edição, um exemplar guardado na Biblioteca Escolar de Hogwarts e consultado por jovens fãs do quadribol quase diariamente.


Neste livro teremos acesso a tudo sobre quadribol, os times, as regras, dicas e comentários, melhores equipamentos e vassouras, tudo que um fã de quadribol poderia querer para se tornar ainda mais imerso no mundo de Harry Potter.


O livro é basicamente um guia sobre o esporte fictício, no entanto não se trata de uma história propriamente dito dado que é um esporte que só existe nos livros da saga de Harry Potter.


O fato curioso é que apesar de não existir nos deixar empolgados por assistir um jogo ou até mesmo de participar de um, este guia nos mostra tanta coisa sobre quadribol que é quase possível acreditar que ele realmente exista, mas em todo caso, por questão de segurança, aconselho não pular de um local alto montado numa vassoura.


Autor da resenha: Renato N. Jr.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Especial Magia e Bruxaria #10 - O Livro das Criaturas de Harry Potter



*Especial Magia e Bruxaria #10*

Livro: O Livro das Criaturas de Harry Potter
Autor: Jody Revenson
Editora Galera
Páginas: 208

O livro das criaturas de Harry Potter, além de muito bonito, nos traz informações necessárias para conhecermos todas as criaturas que nos foram apresentadas nos livros e filmes da saga.

O livro é separado por locais – floresta, céu, lago – e, em cada um, ele nos mostra os habitantes que ali vivem e curiosidades sobre os mesmo. Além disso, podemos ver todo o processo criativo, desde estudos de como será a aparência da criatura, até o processo de produção.

É um livro muito interessante e curioso, se você sempre teve vontade de saber mais sobre algumas dessas criaturas interessantes que já viu, vale a pena investir.

Post: Thiff

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Especial Magia e Bruxaria #9 - Os Contos de Beedlo o Bardo



*Especial Magia e Bruxaria #9*


Livro: Os Contos de Beedlo o Bardo

Autor: J. K. Rowling

Editora Rocco

Páginas: 128


Os Contos de Beedle, o Bardo, é um livro de contos que existe dentro do universo de Harry Potter.  No último livro da saga, "Harry Potter e as relíquias da morte", é falado que Hermione herda este livro de Dumbledore, e o livro, de certa forma, tem seu peso dentro da história.


Beedle, o Bardo, é composto por cinco histórias:

1. O Bruxo e o Caldeirão Saltitante;

2. A Fonte da Sorte;

3. O Coração Peludo do Mago;

4. Babbitty, a Coelha, e seu Toco Gargalhante;

5. O Conto dos Três Irmãos;


Todos os contos, assim como as histórias trouxas, trazem uma moral, algo para se tirar de lição.


O conto dos três irmão se tornou o conto mais popular e conhecido, pois é nele que é contada a origem das relíquias da morte – a varinha feita da árvore de sabugueiro (a varinha das varinhas), a pedra da ressurreição e a capa da invisibilidade.


O livro é bem curtinho, pode ser lido em poucas horas, e contém várias notas de rodapé, com explicações de Dumbledore sobre alguns termos ou fatos dos quais os leitores trouxas, talvez, precisem de esclarecimento.


Post: Thiff

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Especial Magia e Bruxaria #8 - Harry Potter e a Criança Amaldiçoada



*Especial Magia e Bruxaria #8*


Saga: Harry Potter e a Criança Amaldiçoada

Autor: J. K. Rowling

Editora Rocco

Páginas: 352


Agora sim chegamos ao fim da saga, este livro foi escrito anos depois dos 7 livros da saga, nesta obra que se passa exatamente após o final do sétimo livro, temos o foco da obra voltado para o filho caçula de Harry Potter. Alvo Severo Potter inicia seus estudos bruxos em Hogwarts numa época em que, diferente de seu pai, não corre mais risco de vida por culpa de Lord Voldemort, ou será que corre.


Alvo parece não se encaixar nos ideais de seu pai, pra começar ele acaba indo parar na Sonserina onde faz amizade com Escórpio Malfoy filho de Draco Malfoy o rival de Harry Potter.


Na busca pela aprovação de seu pai e de sua própria auto descoberta, nosso protagonista acaba causando grande confusão ao tentar corrigir os erros do passado de Harry, apenas Alvo e Escórpio são capazes de salvar o futuro de seus pais e de todo mundo bruxo como o conhecem.


Este livro sem dúvidas é diferente dos demais, tanto que o mesmo foi adaptado a partir de uma peça de teatro com o mesmo nome, sendo assim o livro é escrito em forma de roteiro teatral tendo cortes de cenas e tendo menos aprofundamento do ponto de vista dos personagens devido à história ter um narrador esclarecendo o que se passa em cada cena.


O interessante é o fato do livro nos mostrar o futuro dos personagens da saga, suas profissões, filhos e novos dilemas a se resolver após a queda de Voldemort, nos é mostrado inclusive um outro ponto de vista da Sonserina, local onde por muitos era apenas um antro de bruxo das trevas, mas que, na verdade, é muito mais que isso. Uma obra diferente que traz nostalgia para os fãs mais que não se aprofunda muito nos acontecimentos, um bom livro para concretizar de vez a saga de Harry Potter.


Autor da resenha: Renato N. Jr.

Última postagem

Saga Anne de Green Gables - Volume 1

Saga: Anne de Green Gables - Vol. 1 Autor: Lucy Maud Montgomery Editora Ciranda Cultural Páginas: 336 Anne é uma órfã que foi adotada por en...